Projeto Comunidade de Leitores: exposição ressalta a beleza e a importância das relações étnico-raciais de Aracruz

Quem passou pelo Shopping Oriundi neste sábado (4) pôde apreciar dezenas de trabalhos em telas que retratam a cultura afro e indígena de Aracruz. A ação fez parte da exposição do projeto Comunidade de Leitores, sendo os trabalhos realizados pelos estudantes de diversas escolas da Rede Municipal de Ensino.
Muitas pinturas sobre tela, expostas nos corredores, são retratos dos próprios servidores das escolas, feitos com muita maestria de cada aluno, cujos detalhes chamam a atenção pelas suas cores vibrantes e traços detalhistas. O público também teve a oportunidade de apreciar um mezanino literário, com diversas oficinas e literatura afro-brasileira.
Neste espaço, às crianças foram oferecidas pinturas corporais indígenas, cada uma retratando traços ancestrais e a arte sustentável. As pessoas que visitavam o local também podiam confeccionar bonecas de pano, com retalhos, sem cola e sem costura, sendo esta, uma oficina pedagógica, além de apreciar artesanato dos povos originários e máscaras africanas. Outra diversão garantida foi a caça à leitura com QR Codes e brindes surpresa, e a exibição em telão das belezas naturais do município.
“Fiz questão de vir pessoalmente porque tinha certeza que ficaria encantada. Tudo ficou muito lindo e organizado. Parabéns a todas as escolas envolvidas, aos funcionários, estudantes do Ensino Fundamental, e aos professores e equipe pedagógica. Cada arte aqui precisava dessa exposição, pois além de belas e muito bem elaboradas, elas nos mostram a riqueza de nosso povo e de nossa cidade”, enfatizou a secretária Jenilza Spinassé.
As coordenadoras do Projeto Comunidade de Leitores Dulcinéia Ruy Nossa e Daniela Reis de Jesus Rossoni também agradeceram e parabenizaram todas as escolas pelo grande esforço em deixar tudo organizado. “Estivemos nas escolas quando os estudantes ainda estavam confeccionando os quadros. Foi muito gratificante ver a vontade e a felicidade de cada uma na elaboração dos trabalhos. Também queríamos destacar a participação e a interação das crianças e de suas famílias, que tornaram o momento ainda mais especial, enchendo o espaço de alegria, aprendizado e encantamento pela leitura”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
- Reunião Técnica de Pactuação dos Territórios Etnoeducacionais formaliza a implementação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena
- Atenção, proprietários e condutores de bicicletas elétricas e ciclomotores!
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 89ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 88ª Chamada
- Educação inicia formação sobre saúde mental e autocuidado a professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental
- Aracruz inicia Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos
- Inclusão: Apae e Saúde levam atendimentos à Aldeia Indígena Comboios e Pau-Brasil em ação pioneira
- Aracruz celebra o dia do católico neste final de semana com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"