Projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz é enviado ao legislativo para aprovação
O Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed), com o objetivo de regulamentar, no âmbito da Rede Pública Municipal de Educação Básica, o princípio constitucional da Gestão Democrática do Ensino Público, previsto no inciso VI do art. 206 da Constituição Federal, bem como nos art. 3º e 14º da Lei Federal 9.394 (20/12/96) — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), enviou ao legislativo o projeto de lei nº 027 (23/07/2025).
Essa nova regulamentação visa aperfeiçoar o mecanismo de participação da comunidade escolar na formulação e execução das políticas educacionais, garantindo a efetivação do direito à educação de qualidade, com transparência, corresponsabilidade e fortalecimento das instâncias colegiadas no âmbito das unidades de ensino e dos órgãos do Sistema Municipal de Ensino.
“Quando essa lei for aprovada pelo legislativo, e sancionada, a Rede Municipal de Ensino terá uma nova oportunidade de reforçar os compromissos com a democracia, a equidade, a autonomia das escolas e a valorização dos profissionais da educação, alinhando-se às diretrizes nacionais e aos anseios da sociedade por uma gestão educacional participativa e eficiente”, destacou a inspetora da Semed, Teresa Margarida Pirchiner.
Entre seus princípios e finalidades, a lei busca dar mais transparência e autonomia no processo de gestão escolar, nos aspectos pedagógico, administrativo e financeiro, garantindo a qualidade social, traduzida pela busca constante do pleno desenvolvimento da pessoa, da formação para o exercício da cidadania e da qualificação para o prosseguimento dos estudos e progresso no trabalho. Desta forma, a comunidade escolar terá uma maior participação na definição, na implementação e no acompanhamento de decisões pedagógicas, administrativas e financeiras, por meio de órgãos colegiados.
“Essa lei é essencial para criar um ambiente mais inclusivo e participativo, democratizando e humanizando ainda mais as relações com a comunidade escolar. Um ambiente onde todos se sentem ouvidos e valorizados, é fundamental para o engajamento coletivo, o que propicia a melhoria da qualidade do ensino”, disse a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.
Atenção professores interessados
Os professores interessados devem se atentar aos requisitos mínimos necessários para o ingresso no processo seletivo. Para concorrer serão necessários cursos de “Gestão Educacional”, de no mínimo de 180h, e de “Gestão Financeira". Os demais requisitos estão contidos no projeto de Lei.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Dezembro Vermelho: mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis
- Semdur dá início à quarta etapa da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)
- Aracruz promove Seminário de Pessoa em Situação de Rua com foco em integração de políticas públicas e garantia de direitos
- Corrida “Elas em Movimento”: publicada a lista das mulheres que receberão o kit
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam de Momento Formativo de Boas Práticas Pedagógicas
- Sala do Empreendedor de Aracruz conquista Selo Diamante do Sebrae/ES e consolida avanço no atendimento ao empreendedor
- Convocação Emergencial: Conselho Municipal de Políticas Cultura de Aracruz
- Seminário em Aracruz destaca impacto da polinização na produtividade do café
- Educação dá início às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) do 2º semestre de 2025
- Prefeitura publica Edital de Chamamento Público para credenciamento de Ambulante para o Verão 2025/2026