"Projeto Diálogo em Rede: Acolher, Cuidar e Incluir" oferece formação continuada e troca de experiências entre os profissionais

Publicado em: 16 de outubro de 2024

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed) – Setor de Educação Especial – vem desenvolvendo junto aos assistentes de educação, estagiários, monitores e profissionais que acompanham a rotina de cuidado dos estudantes com deficiência no ambiente escolar (Profissionais de Apoio Escolar), o “Projeto Diálogo em Rede: Acolher, Cuidar e Incluir”.

Trata-se de uma formação continuada, com ações que levam trocas de experiências entre os profissionais envolvidos, com os encontros ocorrendo de forma virtual, a cada 15 dias, por meio das plataformas “Google Meet” e “Google Sala de Aula (Classroom)”. “A Semed entende que a inclusão escolar de alunos com deficiência é um desafio constante, o que exige uma formação continuada. Nosso objetivo é fortalecer a atuação dos profissionais de apoio escolar, oferecendo-lhes um espaço de diálogo, reflexão e aprendizado sobre as especificidades de cada deficiência, além de propiciar melhores práticas para promover o desenvolvimento integral desses estudantes”, explicou Andresa Angela Pandolffi Santos, Coordenadora do setor de educação especial.

Nesta quarta-feira (16), a professora de Educação Especial e neuropsicopedagoga Jesiane Campos Pandolfi apresenta na manhã e tarde o tema ´Cuidados com o Aluno - Autismo (TEA), Deficiência Intelectual, Altas Habilidades/Superdotação e Outros Transtornos do Neurodesenvolvimento´. “Hoje nossa conversa está focada nas características, estratégias de apoio, níveis de suporte e o desenvolvimento da autonomia desses alunos. Os momentos de comportamentos disruptivos são comuns em pessoas com autismo e podem ser desencadeados por diversas razões, como mudança na rotina ou alguma frustração, por isso é importante conhecer as estratégias para prevenir”, comentou Jesiane.

Até o final do ano letivo as formações ainda abordarão temas como: estratégias ao cuidado dos estudantes com comportamentos desafiadores; construção das boas práticas coletivas entre os professores de AEE, professores regentes e profissionais de apoio; Tecnologia Assistiva: Recursos de Acessibilidade para promover a autonomia e a inclusão de todos os estudantes, dentre outros.

De acordo com Charlene Franco Poubel Wandelkooken do Setor de Educação Especial, a capacitação desses profissionais de apoio escolar fomenta uma atuação de forma acolhedora e inclusiva com estudantes com deficiência, o que promove o desenvolvimento integral e a participação ativa desses estudantes no ambiente escolar.

"Com a ampliação do conhecimento desses profissionais de apoio escolar sobre as necessidades específicas e potencialidades de estudantes com deficiência, conseguimos desenvolver habilidades para identificar e implementar estratégias de apoio individualizadas, considerando as práticas pedagógicas no modo coletivo. Também permitimos a criação de uma rede de apoio entre os profissionais de apoio escolar, incentivando a troca de experiências, boas práticas e a colaboração na resolução dos desafios diários”, ressaltou.

O Assistente de Educação Walter Engenlhardt Neto vem estruturando e organizando as temáticas do  Projeto Diálogo em Rede, com a montagem e alimentação da plataforma do Google Classroom. O objetivo é compartilhar materiais didáticos e recursos pedagógicos com os participantes. “Como profissionais de apoio escolar, nosso papel vai além do auxílio nas tarefas diárias do estudante. Estamos aqui para garantir que ele se sinta acolhido, valorizado e seguro em um ambiente escolar que, muitas vezes, pode parecer desafiador para ele. Isso significa estar atento às suas necessidades de cuidado, seja na locomoção, alimentação ou até na comunicação”, completou.