Projeto "Estreitando Laços" da Emef Marechal Costa e Silva convida pais para uma partilha de páscoa e uma sessão de cinema com a escola

Publicado em: 14 de abril de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Projeto "Estreitando Laços" da Emef Marechal Costa e Silva convida pais para uma partilha de páscoa e uma sessão de cinema com a escola

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) "Marechal Costa e Silva", localizada no bairro Vila Rica, vem desenvolvendo junto à comunidade escolar as ações do Projeto Estreitando Laços. Nesta quarta-feira (16), a escola promoverá uma partilha de Páscoa com as famílias para refletir sobre o verdadeiro significado desta data, que lembra renovação, esperança, e principalmente compartilhar o amor e a alegria com o próximo.

“Estamos recheados de eventos especiais do nosso projeto Estreitando Laços. Queremos que as famílias se organizem para estarem com a gente nesses momentos tão importantes. Acreditamos muito na força da nossa parceria e sabemos o quanto a presença dos pais faz a diferença”, ressaltou a diretora Roseli Pianca.

Já na próxima terça-feira (22), a partir das 18h, será a vez dos pais curtirem um dia de cinema no Shopping Oriundi. Todos poderão assistir o filme “Céu de Outubro” (October Sky), que conta a história de Homer Hickam, um jovem de uma pequena cidade americana na década de 1950, que se inspira com o lançamento do satélite russo 'Sputnik' e sonha em construir foguetes, mesmo sem apoio inicial do pai e enfrentando diversos desafios sociais e econômicos.

Com a exibição do filme, a escola pretende propor pontos de reflexão para as famílias, como a ‘inspiração e sonhos’: Como a escola pode ajudar os filhos a descobrirem suas paixões? ‘Família e educação’: Qual é o papel da escola no incentivo aos estudos e ao futuro dos filhos? ‘Desafios e superação’: O quanto os obstáculos podem fortalecer nossa caminhada quando temos apoio? ‘Trabalho em equipe e amizade’: O poder dos bons amigos e de educadores que acreditam na juventude.

O título "October Sky" é um anagrama de "Rocket Boys" (nome do livro que inspirou o filme). Homer Hickam se tornou engenheiro da Nasa, e o filme é usado em escolas do mundo todo para trabalhar temas como superação, ciência, motivação e o valor do professor. “Nosso objetivo é criar momentos especiais de convivência, diálogo e inspiração. O cinema é uma poderosa ferramenta de aproximação e reflexão. Ao assistir a um bom filme juntos, despertamos sentimentos, valores e ideias que fortalecem os vínculos entre escola, família e sociedade. Acreditamos que família e escola caminham lado a lado na formação das crianças e jovens. Este momento de cinema é mais que uma sessão de filme, é um convite ao diálogo, à escuta e ao fortalecimento dos laços que nos unem como comunidade escolar”, completou Roseli Pianca.

Compartilhe em suas redes sociais: