Projeto “Financinhas nas Escolas” incentiva o desenvolvimento de competências e habilidades em educação financeira

Publicado em: 06 de agosto de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Projeto “Financinhas nas Escolas” incentiva o desenvolvimento de competências e habilidades em educação financeira
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Sicoob, vem desenvolvendo na Rede Municipal de Ensino o Projeto “Financinhas nas Escolas”. Neste ano estão sendo contempladas as Emefs, Prof. Maria Inês Della Valentina, em Jacupemba; Marechal Costa e Silva, no Vila Rica; Mario Leal Silva, em Guaraná e Prof. Bárula Neves dos Santos, na Barra do Sahy, totalizando 457 estudantes.
 
O Financinhas nas Escolas foi elaborado com o objetivo de propor o desenvolvimento de valores como a cooperação, a responsabilidade, consumo, o respeito e de competências e habilidades do currículo. “Nossa intenção é disseminar a educação financeira nas escolas de educação básica, de forma transversal e com metodologia exclusiva, por meio da formação de professores dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, incentivar o desenvolvimento de competências e habilidades para agir de forma crítica a respeito de temas relacionados à educação financeira, assim como acompanhar a aplicação do material estruturado nas salas de aula”, explicou a Técnica de Apoio Pedagógico da Semed, Lucimara Machado.
 
Esse programa foi desenvolvido em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, com sua metodologia exclusiva, ele trabalha três temas integradores, sendo Educação para o Consumo Consciente, Educação Financeira e Fiscal, Ética e Cidadania. Para isso, o projeto conta com três pilares pedagógicos, sendo eles as práticas cooperativas, a formação integral e o desenvolvimento da cidadania.
 
A pedagoga Adriana Salles, da emef Maria Inês, acompanha o desenvolvimento do projeto e detalhou como funcionam esses pilares pedagógicos. “As práticas cooperativas dialogam com a natureza social da aprendizagem, o cooperativismo e o trabalho coletivo. Na formação integral temos uma ação formativa que extrapola o sentido escolar, ou seja, estende-se para a comunidade e vai além dela, desenvolvendo senso de coletividade. Já o desenvolvimento da cidadania fomenta a habilidade para exercer direitos e deveres, requisito para futura cidadania financeira”, explicou.
 
As ações em 2025 têm previsão de serem encerradas em outubro, e até lá, a Semed espera que todos os estudantes envolvidos consigam desenvolver competências e habilidades para agir de forma crítica a respeito de temas relacionados à educação financeira. “Desta forma, pretendemos estimular, desde a infância, o discernimento entre ações individuais, em prol da cooperação e da preservação do ambiente e da comunidade próxima”, completou Lucimara. 
 
As escolas que aderiram ao programa, recebem a Coleção Financinhas, um kit com os quatro livros , um guia pedagógico e um metodológico, além de uma cartilha de educação financeira em família, um kit para cada aluno participante, contendo um livro da coleção, de acordo com a série, um caderno de colorir e um cofrinho. Os professores envolvidos no projeto, participam ainda de formação visando potencializar o trabalho com as temáticas propostas no projeto.

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