Projeto Fortalecimento dos Arranjos: Aracruz sedia o primeiro encontro presencial do ADE-Piraquê-Açú

Publicado em: 28 de maio de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Projeto Fortalecimento dos Arranjos: Aracruz sedia o primeiro encontro presencial do ADE-Piraquê-Açú

Aconteceu no auditório do Polo UAB nesta segunda-feira (26), turnos matutino e vespertino, o primeiro encontro presencial do ADE-Piraquê-Açú – Projeto Fortalecimento dos Arranjos/Estratégia de Educação da Suzano. O evento contou com as presenças de dirigentes municipais de educação de Aracruz, João Neiva e Fundão, da Comissão de Governança, de representantes da SEE e do técnico formador da Roda Educativa, que presta serviço para a Suzano, Reinaldo Vieira.

A secretária da Semed Jenilza Spinassé participou do evento e deixou uma mensagem de apoio aos estudantes da Emef Placidino Passos, que estiveram no Polo, recitaram poemas e cantaram. “Agradecemos em nome de toda equipe escolar, e de vocês estudantes, o que demonstra que estamos no caminho certo. Todo diálogo que faremos nesse encontro é sobre as aprendizagens dos anos finais, e vocês nos trouxeram essa beleza de apresentação, o que nos enche de orgulho”, disse.

Durante o encontro foram promovidas atividades de escuta dos adolescentes, sobre a relação com a história de sucesso e da retomada da estratégia Suzano pela Educação 2025, do planejamento estratégico, de escuta dos municípios, além de desafios e perspectivas dos anos finais do ensino fundamental e planejamento em grupos.

A formação continuou na manhã desta terça-feira (27), com o técnico formador da Suzano Reinaldo Vieira conversando com estudantes da Emef Ezequiel Fraga Rocha. O ADE Piraquê-Açú tem se tornado um espaço para compartilhamento de experiências, metodologias de trabalhos e outras estratégias colaborativas, que visam a garantia dos direitos das crianças e adolescentes dos municípios envolvidos.

Trata-se de um trabalho articulado que visa discutir as dimensões do planejamento estratégico: o Aprendizado, a Rede de Proteção e o Território Educativo, com análises e levantamentos de metas, estratégias e ações num trabalho de grupo, criando assim, uma rede de colaboração entre os municípios.

Compartilhe essa notícia: