Projeto Mentes que Brilham: alunos da Emef Ezequiel Fraga Rocha se destacam na 1ª Etapa do Circuito de Xadrez

Foi realizado no Complexo Esportivo Cultural "Maurice Santo", neste último sábado (31), em Guarapari, a 1ª Etapa do Circuito de Xadrez. O evento, promovido pela Secretaria de Educação da prefeitura da cidade, reuniu jovens talentos de todo estado para disputas no tabuleiro, com o objetivo de incentivar o esporte e a cultura entre os jovens.
A competição foi disputada no ritmo de 12 minutos por jogador e utilizou o sistema suíço, que se utiliza de seis rodadas, oferecendo uma excelente oportunidade para atletas mirins mostrarem suas habilidades no tabuleiro. Mais uma vez Aracruz se destacou no xadrez! Desta vez com cinco alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ezequiel Fraga Rocha, do bairro Bela Vista, sob a chancela do professor Alessandro Camporez, que já desenvolve esse trabalho no ensino fundamental da escola e região há 25 anos.
O aluno Hiarley ficou com o sexto lugar na categoria Sub-12, Ana Lívia Pereira com a quarta posição no Sub-15, Emanuel Bandeira Marin com o terceiro lugar no Sub-15, Yasmin Pinheiro, também na terceira posição no Sub-12, além de João Lucas Diogo, que foi campeão na categoria sub 12.
"Esses estudantes fazem parte do projeto de nossa escola ‘Mentes que Brilham’. É com muita alegria e orgulho que vejo que os resultados estão aparecendo. Eles participaram de um torneio que contou com aproximadamente 70 crianças de várias escolas. Foi um evento incrível, e eu considero ações como esta algo fundamental para o desenvolvimento de nossos estudantes, pois o jogo promove o raciocínio lógico, a concentração, o trabalho em equipe, além da socialização e aprendizado em um ambiente saudável e competitivo. Agradeço a participação e o apoio de todos. Acredito que juntos estamos contribuindo para o crescimento e a formação de jovens talentos", destacou Alessandro.
Em maio do ano passado, alunos da Rede Municipal de Ensino se consagraram campeões na segunda etapa do Circuito Municipal Escolar de Xadrez, categoria sub 12, mantendo Aracruz como referência nesta prática esportiva. Na ocasião, o evento contou com a participação de 156 estudantes de diversas escolas particulares e públicas do município. Neste ano, vários vêm se destacando no Circuito Municipal de Xadrez (CIMEX) e disputarão a quinta etapa no dia 28 de Junho.
Referência
O município de Aracruz é referência em Xadrez. Alunos já conquistaram medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB'S) e com participações na Olimpíada Nacional. A Prefeitura, por meio das secretarias de Educação (Semed) sempre investiu nessa prática pedagógica, tanto com os próprios alunos, quanto com os professores.
Já foram realizadas, inclusive, formações de xadrez com os professores das escolas municipais que utilizam os conhecimentos adquiridos para aprimorar a prática do ensino de suas disciplinas. Essa formação conta com uma didática voltada para principiantes, apresentando os componentes do jogo como as peças, suas distribuições e o tabuleiro.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais