Projeto “Novo Olhar” atende pacientes na área oftalmológica em Aracruz
A saúde em Aracruz tem recebido uma atenção especial nos últimos anos. Além da viabilização de novos equipamentos e espaços voltados ao atendimento à população, a prefeitura tem apostado em projetos que democratizam o acesso aos serviços previstos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É o caso do “Novo Olhar”.
A edição do “Novo Olhar” já aconteceu na localidade de Mambrini, no distrito de Jacupemba, e realizou 52 atendimentos na área de oftalmologia. “O projeto oferece consultas oftalmológicas itinerantes gratuitas, promovendo acesso à saúde visual. Além disso, busca proporcionar uma mudança significativa ao entregar óculos de grau às pessoas que necessitam, promovendo uma visão mais nítida e melhor qualidade de vida”, disse a secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt.
Durante o atendimento, os pacientes passam por várias etapas: cadastramento; teste de acuidade visual; exame com médico oftalmologista, que avalia o resultado dos exames. Após todas essas etapas, o médico emite a receita para confecção dos óculos, se necessário, ou faz o encaminhamento para tratamento ou cirurgia.
A secretária explica que novas edições vão acontecer em outros locais do município. “O importante é oferecer uma consulta mais próxima à população e poder identificar doenças que, se evoluídas, poderiam provocar problemas de visão maiores nas pessoas. Com esse projeto pretendemos também reduzir a fila de espera de muitos pacientes”.
Rosiane Scarpatt finaliza pedindo a atenção da população para que mantenha o cadastro atualizado e, também, para que não faltem nas consultas. “São muitas pessoas na fila. A gente está dando prioridade para os que estão aguardando há mais tempo e, se o paciente falta, tira a oportunidade de outros que estão na espera”.
Além do atendimento oftalmológico itinerante, a prefeitura adquiriu, com recurso municipal, um consultório oftalmológico com equipamentos de última geração para atendimento do SUS no município, onde também são ofertados a população cerca de 100 consultas e exames mensalmente.
“A meta desse projeto é oferecer às pessoas a oportunidade de lançar um ‘Novo Olhar’ sobre as coisas, sobre a vida. A demanda é grande, mas a filosofia da gestão é cuidar das pessoas. Dedicar-se à preservação da saúde dos olhos significa garantir o registro das melhores cenas das nossas vidas”, destaca o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento