Projeto Rio Doce Escolar: Cmei Tia Anastácia celebra culminância dos trabalhos com música, teatro e exposição
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tia Anastácia, em Nova Santa Cruz, realizou nesta última sexta-feira (29), a culminância do Projeto Rio Doce Escolar. O evento comemorou meses de aprendizagens, criatividades e vivências ambientais, com uma programação especial para estudantes, famílias e comunidade escolar.
A ação foi marcada por apresentações musicais, teatro e uma rica exposição das atividades trabalhadas nesse período, evidenciando o engajamento das crianças, o envolvimento das famílias e a colaboração de toda comunidade escolar. Ao longo do projeto, os pequenos exploradores tiveram contato direto com temas ambientais e aulas de campo, participando de ações que despertaram a consciência ecológica, valorização da biodiversidade local e de diferentes saberes.
Durante a exposição, as famílias puderam prestigiar trabalhos artísticos e científicos produzidos pelos estudantes, evidenciando dedicação, criatividade e compreensão deles sobre o meio ambiente. As apresentações de teatro e música encantaram o público e mostraram o potencial transformador da educação ambiental praticada no Cmei Tia Anastácia.
A diretora da instituição, Rosieli Merotto, ressaltou o forte envolvimento da equipe pedagógica, das famílias e crianças ao destacar os resultados do Projeto. “A combinação do trabalho coletivo entre escola e comunidade torna o processo de aprendizagem ainda mais significativo, fortalecendo os vínculos e incentivando práticas sustentáveis desde a infância”, disse.
Ainda segundo Rosieli, ao longo destes três meses foram aplicadas 12 propostas pedagógicas, o que impactou diretamente as atividades de mais de 200 pessoas. “O trabalho desenvolveu uma intensa parceria com a comunidade local, o que promoveu a interlocução de diferentes saberes, com destaque especial para o resgate da cultura dos povos tradicionais e seus conhecimentos ancestrais”, completou.
A culminância ainda contou com a presença da coordenadora do Projeto Rio Doce, a professora Manuella Villar Amado e sua equipe, vinculadas ao Ifes de Vila Velha, que acompanharam e apoiaram as ações desenvolvidas na escola. “Esse trabalho permanece em continuidade, uma vez que o Projeto Rio Doce Escolar semeia iniciativas cujo potencial transformador se perpetuará na trajetória de todas as pessoas envolvidas. Nós reafirmamos o compromisso da Rede Municipal de Aracruz com uma educação inovadora, participativa e sensível às questões do território, promovendo experiências de aprendizado que ultrapassaram os muros da escola", disse Manuella.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 16ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Vacinação contra Influenza: Aracruz está entre os municípios que mais imunizaram no Estado
- Não deixa para depois: Servidores de Aracruz têm oportunidade de capacitação com certificação e progressão funcional
- Arboviroses e verificação da situação vacinal ganham destaque na 2ª Formação do Programa Saúde na Escola
- Serviços essenciais são mantidos durante ponto facultativo e feriado da Semana Santa
- Escolas da Rede Municipal de Ensino recebem ações de conscientização no combate à violência contra a mulher
- Aracruz é homenageada na 5ª Cerimônia de Premiação Escola que Colabora
- R$ 1,5 bilhão em investimentos: Prefeitura anuncia maior pacote da história que vai beneficiar todo o município
- 2ª Chamada - Secretaria de Desenvolvimento Social - Edital 001/2026
- 1ª Chamada - Secretaria de Desenvolvimento Social - Edital 001/2026