Publicado Edital para Reforma da Estação de Tratamento de Esgoto em Guaraná

Publicado em: 01 de dezembro de 2025
Texto: Thiago Peroni
Imagem: Thiago Peroni
Publicado Edital para Reforma da Estação de Tratamento de Esgoto em Guaraná

Em consonância com o Planejamento Estratégico 2025-2035 do Município de Aracruz, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (Saae), estabelece como um de seus objetivos estratégicos assegurar o pleno funcionamento dos ativos de saneamento, incluindo Estações de Tratamento, redes e Elevatórias em operação. Dentro desse compromisso, o Saee executará uma obra de revitalização na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Guaraná.

Situada no Distrito de Guaraná, a Estação de Tratamento de Esgoto atende atualmente à população local, que dispõe de cobertura de rede e tratamento adequado, com o efluente final sendo devolvido ao Ribeirão do Cruzeiro, rio que percorre o distrito.

O plano de revitalização abrange a adequação do barrilete da elevatória e a substituição do conjunto motobomba, visando garantir o funcionamento eficiente do sistema de recalque; inclui ainda reparos estruturais na caixa de areia, no reator UASB e no biofiltro, com recuperação de áreas danificadas e impermeabilização quando necessário. Também contempla a troca completa dos guarda-corpos metálicos, deteriorados pela corrosão, adequando-os às normas de segurança vigentes, além da reforma e cobertura do leito de secagem para ampliar sua durabilidade e eficiência na desidratação do lodo.

Por fim, o investimento destinado à revitalização da ETE do Distrito de Guaraná, incluindo materiais e serviços, está estimado em R$ 1,4 milhão, com prazo previsto de 8 meses para execução da obra, após a conclusão da licitação e emissão da ordem de serviço.

“Essa obra representa o compromisso do Município de Aracruz, com a manutenção sistemática dos ativos de saneamento que atendem ao dia a dia da população. Mantendo os equipamentos em perfeito estado de operação, temos os benefícios diretos na saúde e bem-estar dos moradores, com o esgoto devidamente tratado nos parâmetros legais", afirmou o diretor geral da Autarquia, Amadeu Wetler.

 

ACESSE O EDITAL

Compartilhe essa notícia: