Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
Gestão Costeira dá passo importante para a recuperação e melhoria da orla marítima com o início das intervenções do Projeto Orla Aracruz, que tem como foco a Praia dos Padres. Esta ação conjunta entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento (Sempla), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), visa não apenas melhorar as condições de acessibilidade e infraestrutura da praia, mas também promover práticas de preservação ambiental sustentáveis.
As castanheiras são árvores que são descritas como espécies invasoras, sendo assim, não são naturais na região de praias, por terem um espessura robusta de enraizamento, fazem alteração no solo atrapalhando a vegetação nativa.
A execução do projeto teve início na última semana, com a apresentação à comunidade da Praia dos Padres, englobando uma série de iniciativas voltadas tanto para a melhoria do espaço público quanto para a proteção da biodiversidade local. Entre as principais ações:
- Delimitação da orla: onde consiste na metragem de dez metros de profundida até o final da praia qual é marcado pelo início de ecossistema adjacente (ex.: dunas em alguns casos, falésias etc.) ou, no caso de orla urbanizada, de calçadão ou via (rua, estrada, avenida).
- Área de Planejamento Indireto: espaço geográfico contido na delimitação da orla marítima, imediatamente contíguo à área de planejamento direto em seus aspectos físicos, ambientais, socioeconômicos, patrimoniais e de infraestrutura que é de 50 metros a partir do calçadão, rua ou via.
Em algumas praias, como a de Coqueiral, já foram realizadas intervenções para conter o avanço da população sobre as restingas que permeiam as areias da orla. O que antes era uma via para veículos, hoje dá lugar a uma passarela exclusiva para pedestres, permitindo que a vegetação natural retorne à sua área original.
Conforme a Constituição Federal, todas as praias marítimas são de domínio da União, e o órgão responsável por sua gestão é a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Impactos esperados
A intervenção não apenas transformará a Praia dos Padres em um ponto de lazer mais acessível e atraente para moradores e turistas, como também terá um papel fundamental na proteção ambiental da região. A Praia dos Padres integra os pontos turísticos de Aracruz, sendo um local frequentado por visitantes que buscam desfrutar das belezas naturais do Espírito Santo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Culinária e cultura no Festival Aracruz Sabores em comemoração ao aniversário de Santa Cruz
- Desafios, gincanas e muita reflexão marcam o “Encontro anual das Cooperativas Escolares do Espírito Santo”
- Prefeitura de Aracruz abre 60 vagas para guarda-vidas com salários de mais de R$ 2.700
- Mestre Internacional Feminina e multicampeã brasileira de xadrez prestigia a 9ª Etapa do Circuito Municipal de Aracruz (Cimex)
- Gestão e Docência em EaD prepara alunos para atuarem como tutores, coordenadores administrativos e design
- World Café: plenária reúne profissionais para relato de Boas Práticas das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- 4ª edição da “Noite Empodera Mais” em celebração à Semana do Empreendedorismo Feminino acontece no dia 18
- Obra de reforma e ampliação do Centro de Convivência dos Idosos é entregue à Terceira Idade aracruzense
- Oficina “Meu Território, Minhas Oportunidades” estimula a criatividade, o senso de pertencimento e o protagonismo juvenil em estudantes da Emef Santa Cruz
- Emef Placidino Passos realiza Assembleia de Fundação de sua cooperativa escolar (Coopassos)