Residência medica e multiprofissional em saúde da família de Aracruz é destaque em curso de Educação na Saúde desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês

Profissionais da equipe da secretaria de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Aracruz, desenvolveram um projeto junto aos residentes do Programa de Residência Médica e Multiprofissional de Aracruz que foi apresentado com êxito no Curso de Especialização em Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês.
Na ocasião estiveram presentes as preceptoras (educadoras) e profissionais de saúde do município; a psicóloga Helena Antunes, a enfermeira Sabrina Pretti, a fisioterapeuta Olivia Reinoso, a médica Raphaeli Balbi e a Secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt.
Rosiane explica que o objetivo do curso é o fortalecimento dos programas de residência em saúde nos municípios e com isso, melhoria na oferta de serviços do SUS à população. “No Estado, poucos municípios trabalham com essa proposta, sendo uma tendência importante para o tripé ensino, gestão e atenção no SUS. O programa visa acolher os compromissos do sistema garantindo a qualidade da formação, elevando o padrão assistencial e favorecendo, dessa forma, a fixação dos profissionais de saúde no serviço público”.
“As profissionais da saúde exercem a preceptoria dos residentes nos cenários de prática do SUS em Aracruz, participando ativamente na formação de novos profissionais. Para isso, houve a pactuação com a secretaria de saúde para o efetivo exercício dessa função, tão importante para o SUS” ressaltou a preceptora e apoiadora de intervenção do Hospital Sírio Libanês Salma Balista.
As profissionais da saúde foram unânimes em falar sobre da alegria em ampliar
o olhar a respeito da educação permanente por meio dos serviços de saúde e implementar práticas que favoreçam os usuários com uma maior rede de serviços, e ao mesmo tempo beneficiar a formação dos residentes sob nossa preceptoria, promovendo espaços de reflexão e inovação nas Unidades Básicas de Saúde envolvidas.
A secretária de Saúde ressaltou ainda que o município destacou-se como experiência de sucesso no Espírito Santo. “A academia e a prática diária do processo de trabalho na Atenção Primária proporciona a melhoria do processo do cuidado do indivíduo e principalmente realiza a promoção e prevenção a saúde. É muito gratificante ver o trabalho dos nossos profissionais sendo reconhecido em âmbito nacional.
O prefeito Dr. Coutinho relembra o tempo que atuou como médico. “Lembro de quando fiz minha residência, tive que ir para o Rio de Janeiro. Estive atuante por 45 anos e sempre fiz meu serviço com amor e esse é o conselho que deixo para os profissionais de saúde que atuam em nosso município. Sempre façam tudo com o coração que os resultados são sempre os melhores. Contamos com vocês para vestir essa camisa, isso é o que temos trabalhado junto a todos os servidores de nossa gestão”.
O prefeito finaliza agradecendo a parceria com estes profissionais que fortalece a formação e a prática docente que, por seguinte, melhora a formação do residente, que será o futuro profissional que vai assumir os postos de trabalho nas unidades de saúde do município. “Quanto mais qualificação, maior é a qualidade do serviço que prestamos para a sociedade”.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 1ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 21ª Chamada
- DER realiza Consulta Pública sobre a obra de reabilitação da Rodovia ES-010
- Escolas da rede municipal de ensino desenvolvem ações no Dia Mundial de Conscientização do Autismo
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 66ª Chamada
- Projeto Agente Canino nas Escolas atenderá mais de 3 mil estudantes da rede municipal de ensino
- Momento cinema: Idosos do Centro de Convivência tem uma tarde especial
- Evento "Café com Lis" foi marcado por representatividade
- Aracruz está entre 50 cidades do país a participar do Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes
- Projeto Rumo ao Sucesso: Estudantes da rede municipal de ensino são aprovados em cursos técnicos do Ifes