Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE) discute promoção da Cultura de Paz e prevenção de violências

Publicado em: 31 de maio de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: SECOM
Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE) discute promoção da Cultura de Paz e prevenção de violências

A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (Semsa), promoveu na tarde desta terça-feira (30), no auditório da Casa do Estudante, o 4º encontro do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2023. Neste encontro, que serviu como uma reunião geral, foram discutidas a promoção da cultura de paz e prevenção de violências.

Estiveram presentes a secretária Jenilza Spinassé (Semed), a subsecretária da Semsa, Juliana Baioco, além do Delegado Dr. Leandro Sperandio, que falou sobre a Cultura de Paz nas escolas, e a Coordenadora do Conselho Tutelar da Orla, Lucineide Amaral de Oliveira Souza, que discursou sobre as atribuições do conselho. O público presente foi composto por diretores, pedagogos, enfermeiros, psicólogos, técnicos da assistência social, conselho tutelar e equipe psicossocial.

“Na reunião de hoje teremos as participações do Delegado Dr. Leandro e do Conselho Tutelar. Nós da Assistência Social, da Educação e da Saúde, enquanto rede, precisamos estar bastante afinados e alinhados para sabermos qual é o papel do conselho e quando ele deve ser acionado, e assim, alcançarmos nosso objetivo, que é atender a população de uma maneira cada vez mais humanizada e resolutiva”, disse a subsecretária da Semsa, Juliana Baioco, durante a abertura do evento.

Em sua apresentação, o Dr. Leandro Sperandio enfatizou a busca de iniciativas em rede para a promoção da saúde nas escolas, o que é fundamental para um melhor aproveitamento, sendo este, um local que desempenha um papel fundamental na formação dos jovens. Ao público, foi indagado como todos os desafios devem ser enfrentados, e que diante disso, as responsabilidades dos profissionais envolvidos também devem aumentar.

“Por isso a importância dessa integração multidisciplinar em torno da educação, unindo força de todos os envolvidos nessa rede. Sendo assim, existe a necessidade de um banco de dados unificado, de protocolos entre secretarias e instruções. A polícia é a última trincheira nessa causa, que trabalha com a prevenção e investigação, que envolve o acionamento, as formas e as providências. Considero a presença da polícia na escola, como algo prático e com efeito pedagógico, pois precisamos cuidar da saúde mental de nossos estudantes, que é um reflexo de toda uma sociedade adoecida”, destacou.

Ainda de acordo com o Dr. Leandro, o envolvimento de toda a comunidade escolar na busca pela promoção da saúde, originará gerações melhores que as anteriores. “Juntos podemos influenciar os pais, os adolescentes e a nossa sociedade para termos um ciclo de formação de gerações que sejam melhores do que as anteriores”, pontuou.

Em seguida a Coordenadora do Conselho Tutelar da Orla e da Sede, Lucineide Amaral de Oliveira Souza e Lilian Sepulchro, destacaram o papel e as atribuições deste órgão, que é permanente e autônomo, considerado não jurisdicional e encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e quando o conselho  deve ser acionado. “Nós do conselho não cuidamos da criança e do adolescente em si, mas sim da garantia dos seus direitos”, enfatizou.

Como forma de agradecimentos, a secretária Jenilza Spinassé deixou uma mensagem ao final da reunião destacando a força do PSE. “Estamos diante de um problema que é de todos, por isso acredito que essa parceria que formamos, com o conhecimento de cada um, construir de fato, um protocolo único para nosso município, para que cada instituição, saiba de fato o seu papel, até onde pode ir e com quem pode contar. O PSE tem agregado valores imensos, sendo a responsabilidade toda nossa. Obrigada a todos os envolvidos”, disse Jenilza Spinassé.

Compartilhe em suas redes sociais: