Reunião geral do Programa Saúde na Escola reforça a importância da educação alimentar e da prática de atividades esportivas
A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (Semsa), realizou na nesta terça-feira (31), no auditório do Ministério Público, a 8ª Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento teve como público-alvo gestores escolares e técnicos das pastas envolvidas e debateu a importância da promoção da segurança alimentar e nutricional, prevenção da obesidade, além da prática de atividades esportivas nas escolas. As palestras foram mediadas pelas nutricionistas Waleska Gonçalves da Silva e Flávia Fracalossi Baioco e pelo Coordenador de Esportes Amadores (Semesp), Joacir Renato Gonçalves Nascimento.
Waleska Gonçalves iniciou sua apresentação mostrando o conceito da segurança alimentar e nutricional, que consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
"A consequência da falta de nutrientes e de uma alimentação adequada às crianças e adolescentes é estudado por várias instituições, que buscam saber como isso influencia todo sistema hormonal, digestivo e de saúde, a longo prazo. Temos que pensar que a privação de vitaminas, minerais e nutrientes vai influenciar diretamente na saúde deles, pois isso se inicia nas crianças e vai até a fase adulta", explicou.
Ainda segundo Waleska, as consequências de uma má alimentação acarretam uma série de problemas, entre eles, a obesidade em crianças e adolescentes ao longo da vida, o que gera transtornos psicológicos com a prática de bullying, problemas cardiovasculares, gastrointestinais e neurológicos. Ela também apresentou, como material referência, o livro: “Guia Alimentar para a População Brasileira”, do Ministério da Saúde e sua regra de ouro: “prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a ultraprocessados”.
A nutricionista Flávia Fracalossi Baioco apresentou seu trabalho que é desenvolvido nos CMEI´s Nova Colatina e Francisca Rocha Ribeiro, além do CMEB José Mambrini, escolas estas que enviaram as planilhas para avaliação do estado nutricional de seus alunos. “Nós entregamos um material educativo visando principalmente a mudança no hábito familiar e observamos grande oferta de alimentos de baixa densidade nutricional com frequência devido consumo de outros membros da família”, disse.
Flávia também deu exemplos práticos para compra de alimentos saudáveis, passando orientação nutricional e falou sobre a importância da alimentação e apresentação de alimentos coletados na cozinha da escola e que seriam utilizados na merenda do dia. “As crianças demonstraram interesse e, em sua maioria, algum conhecimento dos vegetais e frutas apresentados. No consumo da merenda escolar, crianças que apresentavam grande resistência conseguiram experimentar o cardápio do dia. Grande parte das crianças relatou consumo ao menos esporádico de frutas principalmente e em menor grau de vegetais”, pontuou.
Finalizando, ela pontuou detalhes a serem pensados, sendo que o trabalho de mudança de padrões alimentares é bastante desafiador e tem papel fundamental na família e no ambiente escolar. Ao público foram colocados questionamentos como: “Como trabalhar a educação alimentar nutricional para além das crianças e com todos do seu ambiente familiar? Como encorajar o consumo de alimentos saudáveis no ambiente escolar? Como trazer famílias de crianças com alterações do estado nutricional para as UBSs para acompanhamento e conscientizar da importância da mudança na família?
Prática de atividades esportivas nas escolas
O Coordenador de Esportes Amadores da Semesp, Joacir Renato Gonçalves Nascimento, palestrou sobre prática de atividades esportivas nas escolas e sua importância. Ele também apresentou as atividades esportivas e projetos que atualmente vêm sendo desenvolvidos no município, como o Projetos Campeões de Futuro, Futebol e Vôlei de Praia, Alongamentos, Yoga, Circuito, ToonDance ,Ginástica Rítmica e apoio a outros diversos eventos esportivos.
“A prática esportiva, além de agregar ganhos à saúde física, contribui também para a saúde mental e o desenvolvimento psicológico melhorando a autoestima. Também é, sem dúvidas, um dos mais importantes meios de socialização. Tudo isso pode ser comprovado nas aulas das crianças, jovens, adolescentes e até a melhor idade”, destacou.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) é encerrada com sucesso
- Prefeitura de Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada