Saae Aracruz obtém licença ambiental prévia para licenciar obras da ETE de Jacupemba

Publicado em: 20 de outubro de 2022
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Humberto De Marchi
Saae Aracruz obtém licença ambiental prévia para licenciar obras da ETE de Jacupemba

Em cerimônia realizada no Gabinete da Prefeitura de Aracruz na manhã desta quarta-feira (19), o secretário de Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira entregou ao Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Amadeu Wetler, a licença prévia que possibilitará a realização da licitação das obras da ETE de Jacupemba.

O projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário, cujas obras universalizarão o serviço no distrito, já havia sido apresentado aos moradores em reunião promovida em junho deste ano. A meta da universalização, de acordo com o novo marco do saneamento, é de 90% do esgoto tratado nas áreas urbanas de todo município até 2033. “Estamos entusiasmados com nossa expectativa de crescimento da oferta dos serviços de esgotamento sanitário no município. Precisamos crescer de forma correta, e para isso, fazemos o dever de casa, cuidando do meio ambiente. Queria agradecer ao SAAE pela condição de saneamento que está sendo promovida em toda cidade”, destacou o secretário de Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira.

O Diretor do Saae Amadeu Wetler falou que esse momento representa um grande passo para o saneamento no Município. “Essa licença demonstra que estamos desenvolvendo o município com especial atenção ao meio ambiente. Com os recursos estruturados, já iniciamos a obra do valão, da ETE Sul, e agora, vamos licitar a ETE de Jacupemba. Após concluídas as obras elevaremos de 33% a 93% o percentual de esgoto tratado em Aracruz. Parabéns à Semam pelo foco no benefício que esta obra trará aos moradores e pela agilidade nos processos. Agora, entramos na fase de execução iniciando uma nova trajetória para a universalização do esgotamento sanitário ”, falou.

Esta obra será executada em duas etapas, esta primeira, engloba a construção de dois coletores tronco, construção de uma estação elevatória de esgoto bruto e sua linha de recalque e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e emissário. O sistema prevê o atendimento da população atual e futura até o ano de 2038, ou seja, 14 mil habitantes do distrito serão contemplados. O valor total do investimento para a adequação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Jacupemba, incluindo o valor de materiais e serviços, é de aproximadamente R$ 18milhões. 

O vice-prefeito Beto Vieira, que é nascido e criado em Jacupemba, agradeceu o envolvimento de todos para essa obra fosse viabilizada. “Parabéns a todos pelo conjunto dos fatores. Desde quando fui vereador lutávamos por essa conquista. Sempre soube das dificuldades encontradas, e nossa gestão mostra mais uma vez que é muito preocupada com a saúde e com a vida de nossos munícipes. Vejo que isso é fruto da responsabilidade de todas as pessoas envolvidas”, enfatizou.

Compartilhe em suas redes sociais: