Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
Com o objetivo de garantir maior segurança e eficiência, começaram as obras de reforma e adequação da Barragem de Guaraná. A obra é de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (Saae). A intervenção planejada visa atender às normas ambientais e de segurança, protegendo a comunidade local e o meio ambiente, conforme determina a Política Nacional de Segurança de Barragens.
A intervenção inclui reparos em diversas condições identificadas, como presença de vegetação nos taludes, o que compromete a estabilidade estrutural e dificulta inspeções; tampa do monge danificada, prejudicando a operação segura do sistema; ausência de sinalização adequada, representando risco para operadores e visitantes; e necessidade de reforma do extravasor, componente essencial para o controle de cheias e para a segurança hídrica do distrito.
O valor do contrato é de R$ 128.654,28, com prazo de execução de 150 dias corridos, a contar do dia 3 de junho, data da assinatura da autorização do serviço. As obras estão sendo acompanhadas e fiscalizadas pelo Saae.
O diretor da autarquia, Amadeu Wetler, destacou a importância da reforma da Barragem de Guaraná para a segurança hídrica da região. “Essa obra é essencial não apenas para preservar a integridade da barragem, mas também para assegurar o abastecimento de água potável à população. Com as adequações, estaremos fortalecendo a infraestrutura, prevenindo riscos e atendendo às exigências das agências reguladoras.”
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais