Saúde: Carreta da Mamografia realiza 1.476 exames e reforça cuidado com a saúde da mulher
A saúde da mulher foi colocada no centro das atenções em Aracruz com a passagem da Unidade Móvel de Saúde “Mulheres de Luz”, Carreta da Mamografia. Entre os dias 16 e 30 de janeiro, a unidade móvel esteve no Complexo de Saúde (CSA) e realizou 1.476 exames, garantindo acesso rápido, gratuito e humanizado a um procedimento fundamental para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e que recebeu emenda parlamentar, teve como foco atender mulheres que aguardavam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo a demanda reprimida e ampliando o acesso ao exame. Com estrutura adequada e equipe especializada, a carreta facilitou o atendimento de aproximadamente 100 mulheres por dia, levando acolhimento, orientação e cuidado a quem mais precisa.
Para a secretária municipal de Saúde, Rosiane Scarpatt, o resultado expressivo demonstra o compromisso da gestão com políticas públicas que salvam vidas e com o fortalecimento da rede de atenção à saúde da mulher. “Cada mamografia realizada representa uma mulher que teve acesso ao cuidado, à informação e à chance de um diagnóstico precoce. Essa ação vai muito além dos números. Ela significa prevenção, atenção e respeito à saúde das mulheres de Aracruz”, destacou.
Scarpatt reforçou ainda que o município tem investido em estratégias que aproximam os serviços de saúde da população, com planejamento e organização da regulação, garantindo mais agilidade nos atendimentos e melhor aproveitamento das vagas disponíveis.
O prefeito Dr. Coutinho também ressaltou a importância da iniciativa e o impacto direto na qualidade de vida da população. “Investir em prevenção é investir em vida. Esses 1.476 exames mostram que estamos no caminho certo, levando saúde onde as pessoas estão, com responsabilidade, sensibilidade e compromisso com o bem-estar da nossa população”, afirmou.
A realização das mamografias integra um conjunto de ações da Prefeitura de Aracruz voltadas à promoção da saúde, ao diagnóstico precoce e à redução da mortalidade por câncer de mama. O município segue trabalhando para garantir que mais mulheres tenham acesso a exames, acompanhamento e tratamento adequado, fortalecendo uma política de saúde pública eficiente e humanizada.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028