Saúde de Aracruz está entre as 30 melhores do país
Aracruz é a 24ª cidade brasileira a oferecer melhores condições de acesso e uma saúde de qualidade à população, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O município se destacou quanto ao acesso da população aos serviços de saúde, subindo 12 colocações comparado a 2024, onde ficou em 26º lugar.
O levantamento reconhece o esforço da gestão municipal em ampliar serviços, reduzir filas e aproximar a saúde da população, fazendo com que tenham mais acesso à saúde e aos serviços de qualidade, refletindo de forma positiva na vida dos cidadãos. Neste pilar foram analisados 418 municípios brasileiros, representando as cidades do país com população acima de 80 mil habitantes. Em conjunto, os 418 municípios em análise correspondem a cerca de 60% da população brasileira.
Entre os indicadores avaliados, Aracruz se destacou pela alta cobertura vacinal, que tem alcançado excelentes números quanto às pessoas imunizadas e também pela qualidade na cobertura da Atenção Primária, que se trata da principal porta de entrada do SUS e caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, funcionando como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
“Estar entre as 30 melhores redes municipais de saúde do país é um reconhecimento do esforço de toda a nossa equipe em garantir um atendimento público de qualidade e mais próximo das pessoas. Subir tantas posições no ranking nacional mostra que Aracruz está no caminho certo, ampliando o acesso, fortalecendo a atenção básica e humanizando o cuidado. Esse resultado é fruto de uma gestão comprometida, que planeja, investe e trabalha todos os dias para oferecer mais saúde e qualidade de vida à nossa população”, destacou a secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt.
De acordo com o CLP, a garantia de acesso à saúde é condição básica para avaliar o nível de bem-estar da população e está diretamente associada à missão governamental de atender às necessidades da população. Nos municípios onde a população possui maior acesso aos serviços de saúde, observa-se maior qualidade de vida e longevidade, o que diretamente afeta a produtividade e a competitividade de um município.
A facilidade no acesso aos serviços de saúde é fundamental para medir o bem-estar das pessoas. Nas cidades onde a saúde chega a mais pessoas, a qualidade e a expectativa de vida são maiores, o que também ajuda no desenvolvimento e no crescimento do município.
“Aracruz não está apenas melhorando a saúde pública, está elevando seu padrão competitivo. E, ao colocar a rede municipal de saúde entre as melhores do país, torna-se exemplo local de como políticas públicas de saúde bem estruturadas e orientadas para a comunidade podem gerar resultados concretos para a população. Como médico e gestor, fico orgulhoso em ver que o desempenho da nossa gestão tem levado mais saúde à nossa gente”, pontuou o prefeito Dr. Coutinho.
Saúde mais fácil
A conclusão do Centro de Saúde de Aracruz (CSA), no bairro Jequitibá, foi uma obra esperada há anos pela população. O CSA abriga o Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara), o Centro de Especialidades Médicas de Aracruz (Cema), o Centro de Reabilitação Física, a Unidade de Saúde do bairro Jequitibá, a Casa Azul e a Casa Rosa. Cerca de 500 pessoas são atendidas no espaço diariamente, podendo ter acesso a serviços de diversas especialidades médicas, como, por exemplo, gastroenterologia, reumatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, neurologia adulta e pediátrica, cirurgia geral, pequena cirurgia, dermatologia, cardiologia, infectologia, endocrinologia, psiquiatria, urologia e ortopedia.
Já a área do Centro de Reabilitação Física contará com os serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e ortopedia, aumentando em 30% a capacidade de atendimento.
Recorde de investimento em Saúde
Nos últimos quatro anos, os números surpreendem. A gestão realizou investimentos que mudaram a vida da população, como os novos serviços especializados do Pronto Atendimento de Jacupemba, o serviço oftalmológico no CEMA, o Programa Renascer Mulher e a AMAES.
Os mutirões de consultas oftalmológicas e doação de óculos são outro destaque. Mais de 5 mil pessoas foram atendidas e cerca de 1.400 óculos foram doados a pacientes.
Casa Azul
Aracruz foi o primeiro município capixaba a ter um espaço destinado exclusivamente aos cuidados com a saúde masculina: a Casa Azul! No local são oferecidos serviços de saúde para o homem, conscientizando-o quanto à importância de se buscar uma vida mais saudável, além de oferecer procedimentos e atendimentos especializados. É possível realizar exames preventivos para o câncer de próstata, procedimentos relacionados ao sistema reprodutivo e à andropausa.
Ampliando sorrisos
Aracruz passou de 40 mil para mais de 100 mil consultas e procedimentos odontológicos na cidade. Os números das atividades de prevenção e escovação também surpreendem: de apenas 31, passamos para 8.351 crianças atendidas.
Já o Programa Saúde nas Escolas só beneficiava os alunos de três escolas. Hoje, todas as escolas municipais são beneficiadas pela iniciativa.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Limpeza urbana é intensificada pela secretaria de Serviços Urbanos
- Prefeitura de Aracruz participa do curso Projeto Praia sem Óleo
- Educação publica Resolução que regulamenta a Etapa de Consulta Pública para Diretores Escolares
- Escolas da Rede Municipal de Ensino intensificam práticas de preservação do meio ambiente com o incentivo a hábitos alimentares saudáveis
- Centenas de estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados com o projeto ‘Cine Vitória a Minas’
- Atenção, pais e responsáveis! Rematrícula dos estudantes da Rede Municipal de Ensino se inicia nesta segunda-feira (3/11).
- Teia Municipal tem início com mais de 20 apresentações na Praça Matriz de Aracruz
- Saúde publica 9ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Secretaria de Serviços Urbanos é campeã do Campeonato de Futebol dos Servidores Municipais de Aracruz
- Alunos de Aracruz aprendem sobre preservação no projeto Escola no Manguezal