Saúde institui protocolo para oferta do Implanon na Atenção Primária à Saúde
A Prefeitura de Aracruz instituiu o Protocolo Municipal para Oferta, Inserção, Acompanhamento e Retirada do Implanon no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). A iniciativa estabelece diretrizes técnicas para garantir atendimento qualificado, acesso seguro ao método contraceptivo e fortalecimento das ações de planejamento reprodutivo no município.
O protocolo tem como objetivo orientar os profissionais de saúde sobre o uso adequado do implante subdérmico, assegurando informação qualificada, aconselhamento adequado, livre e responsável escolha das usuárias, além da promoção da autonomia reprodutiva e da saúde sexual e reprodutiva.
Neste primeiro momento, a oferta do método será realizada durante ações programadas da Atenção Primária à Saúde, conforme a disponibilidade municipal dos implantes.
Critérios de inclusão
O protocolo estabelece como público prioritário para utilização do implante subdérmico:
-
Adolescentes com risco de gravidez não planejada;
-
Adolescentes com histórico de gestação prévia;
-
Mulheres em situação de vulnerabilidade social;
-
Pessoas em sofrimento em saúde mental;
-
Mulheres com três ou mais gestações anteriores.
Também poderão ter acesso ao método mulheres e pessoas com capacidade de gestar entre 14 e 49 anos, com certeza razoável de ausência de gestação em curso e que atendam às categorias de elegibilidade clínica estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Implanon é considerado um dos métodos contraceptivos reversíveis de longa duração mais eficazes disponíveis atualmente, com taxa de eficácia superior a 99% e duração de até três anos. O método também não interfere na amamentação, podendo ser utilizado por mulheres em período de lactação.
De acordo com o protocolo, além da oferta do implante, as equipes de saúde deverão realizar acolhimento, avaliação clínica, orientação individualizada e acompanhamento das usuárias, garantindo segurança e assistência integral durante todo o período de uso do contraceptivo.
A secretária municipal de Saúde, Rosiane Scarpatt, destacou a importância da implantação do protocolo como ferramenta de fortalecimento das políticas públicas de saúde da mulher no município. “Estamos ampliando o acesso a um método contraceptivo moderno, seguro e altamente eficaz, garantindo mais autonomia para que as mulheres possam exercer seus direitos reprodutivos com informação, acolhimento e acompanhamento qualificado. O município, inicialmente, tem a capacidade de inserir 300 contraceptivos. Esse protocolo reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde, prevenção da gravidez não planejada e cuidado integral às mulheres e adolescentes de Aracruz”, afirmou.
A implantação do protocolo representa mais um avanço das políticas públicas de saúde no município, fortalecendo as ações de planejamento reprodutivo, prevenção da gravidez não planejada e promoção da saúde da mulher no âmbito da Atenção Primária.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais