Saúde promove programação especial para conscientizar mulheres no Outubro Rosa
Rosa é a cor que marca o mês de outubro, dedicado às ações de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Conhecida como Outubro Rosa, a campanha mundial tem como principal objetivo alertar mulheres e toda a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde e da detecção precoce da doença.
Para fortalecer as ações de prevenção e cuidado com a saúde da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) preparou uma programação especial ao longo do mês de outubro. As Unidades de Saúde do município vão ofertar consultas, exames preventivos, palestras educativas, orientações sobre cuidados essenciais, além de encaminhamentos para exames de imagem, como mamografias e ultrassonografias.
Para ampliar o acesso da população, algumas unidades funcionarão em horário especial durante todos os sábados do mês, das 8h às 16h, com atendimentos voltados exclusivamente à saúde da mulher. Nesses dias, serão realizados atendimentos médicos e multiprofissionais, atividades educativas sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero, exames preventivos, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além da aplicação de vacinas e acolhimento de demandas espontâneas relacionadas à saúde feminina.
“Outubro é um mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A Secretaria de Saúde preparou diversas ações ao longo do mês para levar informação, orientação e serviços às mulheres, reforçando a importância do cuidado contínuo com a saúde. Prevenir é o caminho mais seguro, porque prevenção salva vidas”, destacou a secretária da pasta, Rosiane Scarpatt.
Dia D – Outubro Rosa
Ainda como parte das ações do Outubro Rosa, no dia 18 de outubro, será realizado o Dia D no Complexo de Saúde de Aracruz (CSA), com uma programação especial que inclui palestras, oficinas terapêuticas e relatos de pacientes que vivenciaram o tratamento contra o câncer. Além do CSA, todas as Unidades de Saúde do município terão suas atividades reforçadas, ampliando o alcance da campanha e fortalecendo a mensagem de prevenção e cuidado com a saúde da mulher.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028