Secretaria de Assistência Social promove o 1º Encontro para Alinhamento das Ações de 2023

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), realiza na manhã e tarde desta terça-feira (14), no Plenário da Câmara Municipal, o 1º Encontro para Alinhamento das Ações de 2023. O momento é mediado pela secretária da Semas, Iohana Kroehling, que explicou aos servidores presentes o objetivo do encontro.
"Esse é o nosso primeiro encontro com todos os servidores da nossa pasta. Temos um grande desafio pela frente e vamos procurar fazer nosso trabalho da melhor forma possível. Nosso objetivo aqui hoje é justamente alinhar nossas ações, falando um pouco sobre como foi nossa gestão no ano passado e planejar as de 2023. Trata-se de um momento estratégico, e é muito importante que tenhamos mais agilidade para fazermos um trabalho mais aprofundado, pensando as ações de uma forma mais efetiva para os próximos ano", destacou.
Por meio de um telão, a secretária começou mostrando um relatório da gestão de 2022, das ações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além das ações itinerantes. "Acredito que após essa conversa teremos um norte para podermos traçar nossas estratégias. Por isso a importância desse momento. Nós vamos poder nos inteirar de todos os serviços que a SEMAS compreende hoje", completou Iohana.
O que é a assistência social?
A secretária apresentou o conceito da assistência social, sendo ela um direito do cidadão e dever do estado e uma política de proteção social não contributiva, que provê os mínimos sociais, sendo realizada de forma integrada a um conjunto de ações públicas e da sociedade para garantir o atendimento às necessidades básicas.
"É isso que a gente faz. E no nosso marco legal, a assistência social foi forjada, criada pela Constituição Federal de 1988. Já a Lei Orgânica de Assistência Social (LOA) é a que faz a regulamentação. Temos que conhecê-la para que possamos nos munir e saber o que de fato ela representa. Também temos a Política Nacional de Assistência Social, criada em 2004, e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que comporta as gestões da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios. É ele que define, por exemplo, se no CREAS deverá ter um assessor jurídico, um assistente social, psicólogos, etc...”, explicou.
Como houve um remanejamento de cargos, que antes pertencia à extinta Secretaria de Habitação e Defesa Civil (SEHAB), hoje a SEMAS está responsável também pela parte da habitação, por isso os servidores puderam conhecer a nova estrutura organizacional e os andamentos dos processos relacionados .
Desta forma, a Gerência de Habitação fez uma apresentação da atual situação do Residencial de Barra do Riacho, cujas obras estão previstas para serem finalizadas no dia 28 de fevereiro. Com relação às famílias que irão morar nesse residencial, foi feito um levantamento que registrou 943 famílias, porém, após a última atualização do cadastro, percebeu-se que esse número foi reduzido para 650 famílias por diferentes motivos, como falecimento e mudança de cidade, dentre outros.
Após as apresentações, foi aberto um espaço para que todos os servidores pudessem fazer suas sugestões e análise dos trabalhos a serem desenvolvidos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Residencial Barra do Riacho: beneficiários são convocados para assinatura de novos contratos
- Novos equipamentos reforçam os serviços nas comunidades do interior de Aracruz
- PDM: primeira Audiência de revisão acontece nesta quarta-feira (17)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 83ª Chamada
- Liga Amadora de Futebol de Aracruz dá pontapé inicial e resgata paixão pelo esporte no município
- Ação retira cerca de 200 quilos de lixo de praias e dá exemplo de união e consciência no World Cleanup Day
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 16ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura realiza leilão eletrônico de área empresarial em Barra do Riacho
- Especialização em Gestão e Docência em EaD: encontro síncrono de estudos de casos de pesquisa tem foco no uso ético da Inteligência Artificial (I.A)
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino