Secretaria de Educação apresenta resultados e desafios para escolas de 2º e 5º anos

Publicado em: 02 de maio de 2023
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Secom
Secretaria de Educação apresenta resultados e desafios para escolas de 2º e 5º anos

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta última sexta-feira (26), no auditório da Universidade Paulista (UNIP), uma cerimônia para a entrega dos Planos de Metas 2023/2024 às escolas de 2º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, também foram apresentados os resultados do município no ano de 2022. Participaram do evento a secretária da Semed, Jenilza Spinassé, sua subsecretária, Marineusa Soares Pimentel, além de diretores e representantes do Setor de Ensino Fundamental.

Essas metas devem ser direcionadas para a elaboração do Plano de Ação da Semed, o que contribui com a melhoria contínua dos resultados da educação em todo o estado. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espírito Santo (Idebs) é o indicador instituído pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que mede o nível de qualidade da aprendizagem dos estudantes da rede pública, sendo essencial para o alcance da visão pactuada.

Para as escolas do 2º ano, o índice estabelecido foi de 2,5, sendo as metas para 2023 de 2,8 e de 2024, 3,1. Já para as escolas do 5º ano, o índice estabelecido foi de 3,2, e as metas 3,4 para 2023 e 3,6 para o ano de 2024. Para se ter uma ideia da evolução a ser alcançada, de todos os índices conquistados pelas escolas no ano de 2º ano de 2022, o Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Paulo Freire, por exemplo, conquistou 2,4 no Idebs de 2022, já sua meta para 2023 é de 2,7 e de 2024, 3,0.

“Posso dizer que essa pactuação foi um movimento muito bacana, com cada escola recebendo suas metas a serem alcançadas no decorrer do ano. Por isso elas devem trabalhar em cima disso, para que na avaliação externa do Saeb, os alunos consigam apresentar bons resultados. Foi muito gratificante ver a alegria nos rostos de cada diretor, o que mostra que nossa rede está cada vez mais incumbida na busca por um desempenho cada vez melhor”, destacou a secretária Jenilza Spinassé.

Compartilhe em suas redes sociais: