Secretaria de Saúde faz alerta sobre aumento do número de casos de Covid-19 em Aracruz

Publicado em: 18 de novembro de 2022
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Thiago de Barros
Secretaria de Saúde faz alerta sobre aumento do número de casos de Covid-19 em Aracruz

Após um período de estabilidade no número de pessoas contaminadas pelo vírus da Covid-19, o município de Aracruz registra um aumento expressivo de casos confirmados. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde (Semsa), nesta sexta-feira (12).    

De acordo com os números da Semsa, na primeira quinzena de novembro foram notificados 503 casos, sendo 170 positivos, o que significa 33,7% de pessoas contaminadas. Já em outubro, em todo o mês foram notificados 247 casos, sendo 48 positivos, representando 19,4%.  

Diante do cenário, a secretária da Semsa, Rosiane Scarpatt, alerta para a necessidade de todos tomarem as duas doses e os reforços da vacina contra a Covid-19. Em Aracruz, mais de 50 mil pessoas estão com alguma dose em atraso.    

“Muitas pessoas deixaram de se vacinar em razão da falsa percepção da diminuição do risco da doença. Como era registrada a queda de novos casos e hospitalizações, as pessoas se sentem menos em perigo e acabam deixando de completar o esquema vacinal”, disse Rosiane.  

 

Testagem  

A Semsa orienta que toda pessoa que apresentar sintomas gripais, como tosse, febre, coriza e outros sintomas de síndrome gripal, procure a Unidade de Saúde (US) mais próxima para realizar a testagem. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.  
No município, as únicas USs que não realizam a testagem contra a Covid-19 são a do Vila Rica e Jequitibá. As demais, todas oferecem o teste para os pacientes que apresentarem sintomas gripais, assim como o Pronto Atendimento (PA) do Vila Rica e da Barra do Riacho.  

 

Uso de máscaras  

Aracruz segue a recomendação do Governo do Estado onde a obrigatoriedade do uso de máscara continua em todas as repartições de atendimento médico e ambientes fechados. Além disso, a Semsa orienta que pessoas com sintomas gripais utilizem máscaras em todos os ambientes para assim, evitar transmissão de qualquer vírus.

Compartilhe em suas redes sociais: