Secretaria de Saúde intensifica ações de Combate à Dengue

Com a chegada do verão, chega com ele também as chuvas. Um período em que temos que ficar atentos com a proliferação do Aedes aegypti, o transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Para que a população aracruzense tenha mais segurança quanto à contaminação pelo mosquito, a Secretaria de Saúde (Semsa), intensifica os trabalhos de combate nos bairros que apresentam alto índice de infestação e notificações.
Os serviços de combate ao Aedes aegypti serão feitos por meio da borrifação espacial com bomba costal motorizada portátil, transportada nas costas do Agente de Endemias. A utilização da bomba é considerada mais eficaz do que o fumacê, uma vez que o aparelho se aproxima mais dos focos do mosquito.
Barra do Riacho é a primeira comunidade a receber os serviços, que terão início às 15h. As ações terão continuidade ao longo da semana em Vila do Riacho e demais localidades de toda orla.
“O serviço realizado com a bomba costal oferece um resultado muito maior e mais eficaz. Diferente do carro fumacê, a aspersão do jato de inseticida de bomba é direcionado aos vetores de forma mais adequada e direta”, destacou Valquíria Scarpati, gerente de Vigilância Epidemiológica.
A Semsa orienta, ainda, que os moradores devem abrir as portas e janelas quando o agente passar com a bomba costal, para que o inseticida mate os mosquitos que possam ter entrado nas residências. É importante proteger gaiolas de pássaros, aquários, bebedouros e comedouros de animais e alimentos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 005 do edital 017/2025. Convocação de suplentes
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 006 do edital 017/2025 Seleção para credenciamento de interessados em atividade de comércio
- Mutirão de limpeza no manguezal recolhe quase 150 quilos de resíduos
- Prefeitura realiza audiência pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- Expo Aracruz: Prefeitura publica RESULTADO PROVISÓRIO do Edital n.º 020/2025
- Desenvolvimento Social publica a 37ª chamada do Edital nº 001/2023
- Segurança: Central Videomonitoramento da Prefeitura auxilia no combate ao crime
- Primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas será certificada no dia 30
- Prefeitura vai realizar Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 73ª Chamada