Educação promove o 1º Encontro Formativo para pedagogos em 2025

Publicado em: 24 de abril de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Educação promove o 1º Encontro Formativo para pedagogos em 2025

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta quarta-feira (23), no Mini Auditório do Ifes, o 1º Encontro Formativo para Pedagogos em 2025. O evento, que ocorreu em dois momentos, turnos matutino e vespertino, objetivou apresentar a organização do percurso formativo deste ano, assim como reconhecer o Conselho de Classe como espaço de diálogo que contribui para o acompanhamento do desempenho dos estudantes e para a tomada de decisões pedagógicas mais eficazes.

A formação foi ministrada por Lorena Mercier, Roberta Pimentel e Viviane Cabidelle da equipe pedagógica do Setor de Ensino Fundamental.Também foram passadas as orientações para manter organizada a rotina do coordenador pedagógico e para  compreender os critérios exigidos para complementação Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), uma complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Logo no início aconteceu um momento cultural. Aos profissionais da educação foi apresentado o famoso autor russo, Liev Tolstói, nascido em 1828. Em suas obras e por meio de indagações, ele fazia com que as pessoas percebessem sua própria ignorância. Desta forma, incentivava-as a estudarem e a refletir mais sobre os mais diversos assuntos. Seus romances apresentam uma análise psicológica, crítica social e fluxo de consciência.

Os pedagogos conheceram a aplicabilidade do sistema do Conselho de Classe, que é um espaço de diálogo que contribui para o acompanhamento do desempenho dos estudantes e para a tomada de decisões pedagógicas mais eficazes. Um outro fator importante trabalhado foi a equidade, que busca adaptar as regras e as condições materiais e emocionais às necessidades e possibilidades de cada um, identificando o que é comum e o que é específico.

“Com a equidade é possível proporcionar ações diferenciadas em busca de oportunidades e do direito de aprender, promovendo o desenvolvimento de todos com base em um repertório comum que se diversifica e se amplia conforme a necessidade de cada indivíduo que compõe o grupo. Essa formação possibilitou oferecer uma melhor análise de fatores que contribuíram para melhorias na qualidade da educação de nossa Rede Municipal de Ensino”, destacou Lorena Mercier.

Compartilhe em suas redes sociais:

Galeria: