Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), realizou nesta semana, quatro formaturas do Programa Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), certificando mais de 200 estudantes dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino. As cerimônias contemplaram alunos das escolas Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil (Emefi) Ybyrapytanga, da aldeia Pau-brasil, e das Emef´s Coqueiral, Prof. Bárula Neves dos Santos (Barra do Sahy) e Zenilia Varzem Ribeiro (Barra do Riacho).
O Proerd é desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental nas escolas públicas e particulares, com policiais treinados e preparados para desenvolverem o lúdico, por meio de metodologias especialmente voltadas às crianças e adolescentes. Seu objetivo é transmitir uma mensagem de valorização da vida e da importância de se manter longe das drogas. Para isso, são envolvidas atividades educativas destinada aos educadores, pais e, sobretudo, a cada aluno.
A secretária da pasta Jenilza Spinassé comemorou o sucesso que foram as formaturas, chamando a atenção para o grande número de familiares que compareceram. “Fiquei muito feliz em ver que as famílias estão cada vez mais comprometidas com essa causa. Em todas as quatro cerimônias realizadas nessa semana, pude perceber que os pais foram em grande número. Isso mostra a importância do projeto e os resultados obtidos. Também queria agradecer a parceria com o 5ºBPM e o empenho de todas as escolas, que juntos, contribuíram para o sucesso do programa”, disse.
A participação ativa dos professores e dos pais é importantíssima e indispensável, sendo que são oferecidas estratégias preventivas para reforçar os valores de proteção especial, referentes às famílias e comunidade escolar, favorecendo o desenvolvimento da resistência em crianças e adolescentes que possam correr o risco de se envolverem com drogas e problemas de comportamento. As aulas são ministradas com base no livro do estudante, elaboradas especificamente para este fim, o qual é distribuído aos estudantes de forma unitária. Após os encontros, as crianças recebem os certificados e se comprometem em se manterem afastadas de qualquer substância nociva à saúde.
A coordenadora do Setor Intersetorial, Giucirlene De Bortolli, que está à frente do projeto na Semed, destacou a alegria e empolgação dos estudantes em participar das formaturas. “Em todas as quatro cerimônias foi nítida a alegria deles, principalmente quando a instrutora do programa, cabo PM Jenifer Vieira, era chamada para compor a mesa de honra, a gritaria era enorme, o que prova que eles realmente se sentem abraçados e assistidos. Também mostraram muito comprometimento ao cantarem com afinco os hinos nacional e de Aracruz. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou.
Na próxima quinta-feira (10) será finalizado esse primeiro ciclo de formações do semestre. A cerimônia acontecerá na igreja Pibara contemplando as Emef´s Paulo Freire, José Marcos Rampinelli, Zilca Nunes Vieira Bermudes, Emefti Honório Nunes de Jesus e Colégio Pibara – Igreja Pibara, Centro, com mais 380 alunos certificados.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito
- Famílias rurais ganham mais segurança com nova barragem em Guaraná