Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19), no auditório do Polo UAB, o Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), evento este que se consolidou como essencial para o aprimoramento das práticas pedagógicas. O momento reuniu os professores da Educação Infantil e pedagogos que atuam nas turmas dos grupos IV e V e possibilitou discutir, refletir e compartilhar metodologias e estratégias que contribuem para o desenvolvimento da leitura e da escrita desde os primeiros anos escolares.
De acordo com as formadoras do LEEI Viviane Reis e Eliane Freitas, o momento de contato com a leitura e a escrita é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças. “Este seminário ofereceu aos profissionais da educação uma ampla gama de conhecimentos e ferramentas que enriquecem suas práticas diárias. Em Aracruz e em outras cidades do Espírito Santo, os educadores têm a oportunidade de se atualizar sobre as melhores metodologias e abordagens que tornam a aprendizagem mais significativa para os pequenos, considerando suas realidades e contextos”, destacaram.
O seminário destacou a importância de ambientes letrados e interativos, onde as crianças possam explorar e expressar suas emoções, histórias e visões de mundo por meio da leitura e da escrita, enquanto função social, permitindo a consolidação dos esforços para a formação integral da criança, que não se resume ao domínio das habilidades cognitivas, mas também ao seu desenvolvimento emocional e social.
A ação também possibilitou o fomento à troca de experiências entre os participantes, permitindo que as práticas bem-sucedidas fossem compartilhadas e adaptadas a outras realidades. “Essa troca de saberes enriquece ainda mais o debate e fortalece a rede de ensino como um todo. São momentos fundamentais para garantir que as crianças recebam uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida, preparando-as para se tornarem cidadãos críticos e protagonistas de suas histórias”, completaram Viviane e Eliane.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Residencial Barra do Riacho: 7ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Carnaval Aracruz 2025 se despede da orla
- Operação bloqueio de transmissão
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 14ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 61ª Chamada
- Primeira Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2025 discute a verificação do cartão vacinal e o combate às arboviroses
- Planejamento coletivo: professores da Emef Luíza Silvina participam de estudo sobre o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar
- Aracruz presencia assinatura do projeto de lei que estabelece a governança do Plano ES 500
- Audiência Pública sobre o empreendimento Escola SESI de Referência
- Residencial Barra do Riacho: 6ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato