Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro

Publicado em: 19 de setembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro

Com palestras, exposições, debates, grupos de trabalho e plenárias, aconteceu nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, o Seminário “Implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro”. O município de Aracruz esteve representado por técnicos pedagógicos do Setor de Ensino Fundamental, sendo o evento destinado a docentes, gestores municipais, estaduais e federais.

A PNEERQ é um programa do Governo Federal brasileiro que visa combater o racismo e a desigualdade no sistema de ensino, além de promover e fortalecer a educação específica para as comunidades quilombolas no país. Apresentação cultural, breve histórico da educação afro-brasileira com o coordenador do Centro de Estudos da Cultura Negra (Cecun/ES) Luiz Carlos Oliveira.

Durante o evento, as expositoras Aline Dias e Erika Carrareto Gonçalves expuseram o que dizem os atuais dados da PNEERQ, que registrou em maio deste ano, uma adesão de 97,3% das secretarias municipais e 100% das estaduais à política. Há uma previsão de investimento previsto de R$ de 2 bilhões até 2026, incluindo um valor de R$ 55 milhões ainda neste ano para ações antirracistas.

“Tivemos importantes momentos de diálogos com perguntas do público. Com o PNEERQ foram criados o Selo Petronilha e o Painel de Dados do Diagnóstico Equidade para monitorar o avanço da política, com foco na formação de 215 mil profissionais de educação, ações de formação de comunidades quilombolas e implementação de protocolos de prevenção ao racismo nas escolas”, destacaram a técnica pedagógica do Ensino Fundamental Daniela Reis e a subsecretária da Semed, Regina Ramos Azeredo.  

Compartilhe essa notícia:

Galeria: