Servidores da prefeitura de Aracruz são capacitados quanto à gestão e fiscalização de contratos administrativos

Publicado em: 12 de abril de 2024
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Servidores da prefeitura de Aracruz são capacitados quanto à gestão e fiscalização de contratos administrativos

Aconteceu nesta quarta-feira (10), no Senac de Santa Teresa, o curso “Gestão e fiscalização de contratos administrativos”. Ele foi promovido pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES) e teve como objetivo promover no servidor a compreensão das funções de gestão e fiscalização das contratações administrativas.

As palestras foram mediadas pelo Conselheiro Domingos Taufner e pelo Auditor de Controle Externo Lucas Salim, que tiveram como metodologia de ensino uma exposição interativa-explicativa, apresentando ao público uma definição de conceitos e normas relevantes, além de mostrar quem é o gestor e fiscal de contrato, quais são os tipos de fiscalização e as normas mais relevantes.

A palestra ficou dividida em dois momentos, tendo seu conteúdo apresentado em tempo integral e os servidores ainda puderam aprender sobre os chamados gatilhos da gestão, o planejamento da contratação, os registros e comunicações, o recebimento, as subcontratações, pagamentos, sanções e a dedicação exclusiva de mão de obra. 

 “Foi muito proveitoso esta oportunidade, ainda mais para mim que trabalho no setor orçamentário e financeiro da secretaria de Educação (Semed). Também aprendi sobre a jurisprudência relevante e o planejamento das principais atividades que envolvem a atuação dos gestores e fiscais de contratos administrativos”, destacou o servidor Isaias Oliveira dos Santos.

Ao final do treinamento foi aplicada uma avaliação de aprendizagem, tendo como base exercícios e tarefas. Para que o servidor seja aprovado, dependerá de sua frequência e da avaliação de impactos, que será aplicada em até um mês após o evento, visando identificar a aprendizagem no trabalho, os resultados nas atividades laborais e o retorno do investimento.

Compartilhe em suas redes sociais: