Setor de Educação Especial/ Inclusiva participa da 1ª Reunião para Formação do Colegiado de Pais de Estudantes com Deficiência

Publicado em: 30 de março de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: SEMED/Divulgação
Setor de Educação Especial/ Inclusiva participa da 1ª Reunião para Formação do Colegiado de Pais de Estudantes com Deficiência

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (SEMED) – Setor de Educação Especial/Inclusiva – participou na tarde desta quarta-feira (29), no Pólo UAB, da 1ª Reunião para Formação do Colegiado de Pais de Estudantes com Deficiência. O evento contou com as presenças da professora de Atendimento Educacional Especializado, Alline Siqueira, da pedagoga Eliane Freitas e da Coordenadora de Inspeção, Teresa Pirchiner.

"Eu, enquanto mãe de uma pessoa com deficiência, sempre compartilhei o desejo de termos esse momento, que também é uma intenção da SEMED desde o ano passado. Porém não havíamos conseguido, e hoje estamos aqui para escutarmos a proposta de vocês, que já começaram a se reunir enquanto pais para se organizarem”, destacou Alline Siqueira.

O objetivo da reunião foi mobilizar as famílias para promover um monitoramento da qualidade da educação e da acessibilidade nas escolas, assim como lutar para a melhoria da educação inclusiva no município, formando e informando bases da educação especial nesta perspectiva e dos direitos de todos os estudantes. As propostas das ações do colegiado de pais têm como foco as demandas estruturais que perpassam as escolas da Rede Municipal de Ensino de Aracruz, de forma sistemática, ano após ano, o que aliviará a carga das famílias em suas lutas diárias.

Ana Paula, que é mãe de uma estudante de sete anos da EMEF Coqueiral, que possui o Transtorno do Espectro Autista, iniciou a apresentação à SEMED, desejando a construção de uma educação inclusiva com diversos olhares, de uma forma mais homogênea e igualitária. "Com o colegiado dos pais teremos uma maior integração para podermos nos organizarmos enquanto famílias, com um ajudando ao outro. Nós trouxemos uma proposta que já vem sendo conversada junto à SEMED para discutirmos”, disse.

A equipe técnica da SEMED orientou os pais quanto à legalidade da formação do colegiado como, por exemplo, buscando apoio junto à Associação de Pais de Alunos do Estado do Espírito Santo (ASSOPAES), criada em 1989 para defender os interesses de todos os pais de alunos em relação à vida escolar de seus filhos, assim como fortalecer a participação dos pais nos Conselhos de Escola e outros já existentes no município, de maneira que haja atuação na definição, elaboração e implementação das políticas educacionais, exercendo o controle social em busca de uma educação de qualidade social para todos.

Compartilhe em suas redes sociais: