Superação: Usuários da Apae iniciam aulas de Hidroterapia no Complexo de Saúde (CSA)

Um novo capítulo se abriu para os usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Aracruz nesta terça-feira (18). Com um sorriso tímido, mas cheio de esperança, os alunos puderam iniciar as tão esperadas aulas de Hidroterapia na piscina do Complexo de Saúde de Aracruz (CSA), localizado no bairro Jequitibá. As aulas de hidroterapia foram implementadas com o objetivo de proporcionar aos alunos mais autonomia, autoestima e qualidade de vida, alinhando-se ao compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em oferecer serviços de saúde acessíveis para todos.
As primeiras turmas estão sendo montadas com público jovem, adulto e em fase de envelhecimento; pessoas com deficiência física, intelectual e múltiplas, transtornos do neurodesenvolvimento e síndromes diversas assistidos pela Apae. As aulas nas piscinas acontecerão de segunda a quinta-feira. Já nas sextas-feiras a hidroterapia será ofertada aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi).
A hidroterapia, com suas propriedades relaxantes e terapêuticas, foi escolhida por sua capacidade de auxiliar na melhora da mobilidade, na redução de dores e no fortalecimento emocional dos envolvidos. Além disso, promove um ambiente de inclusão, onde cada aluno tem a oportunidade de avançar em seu processo de aprendizagem e superação, de forma segura e acolhedora.
O início das aulas não é apenas uma nova metodologia de tratamento, mas um ato simbólico de esperança e transformação. Para a presidente da Apae, esse é um momento de grande importância. “A hidroterapia representa uma nova forma de cuidado, mais próxima e sensível. Cada movimento, cada sorriso, cada conquista durante as aulas é uma vitória para todos nós. E, para os alunos, o simples fato de estarem ali, com os pés tocando a água e os olhos brilhando de expectativa, é um sinal de que há sempre algo novo e belo para aprender e explorar. A água, com sua fluidez e leveza, oferece a oportunidade de novas descobertas e avanços. Que cada aula seja um lembrete de que, juntos, estamos construindo ambientes mais humano e acolhedores, onde a superação é sempre um reflexo do cuidado e da esperança que nunca se apagam”, compartilhou Gilcinéia Xavier.
A secretária de Saúde Rosiane Scarpatt expressou sua alegria e gratidão pelo início das aulas, destacando a importância desse projeto para a promoção da inclusão e qualidade de vida. “Estamos muito felizes em celebrar um momento de grande importância para os usuários da Apae no CSA. Essa é uma conquista significativa, pois vai além do cuidado físico, promovendo também o bem-estar emocional e a inclusão. A saúde é um direito de todos, e nossa missão é garantir que cada cidadão tenha acesso a serviços de excelência que melhorem sua qualidade de vida. Estamos juntos nesse caminho de cuidado, superação e transformação.”
Com o apoio de profissionais dedicados, as aulas de hidroterapia se tornam uma nova etapa no processo de cuidado e desenvolvimento dos usuários da Apae. Esse é mais um passo importante da gestão do prefeito Dr. Coutinho para tornar Aracruz uma cidade ainda mais inclusiva, onde todos têm a oportunidade de crescer e se desenvolver com apoio, carinho e respeito.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais