Superação: Usuários da Apae iniciam aulas de Hidroterapia no Complexo de Saúde (CSA)

Um novo capítulo se abriu para os usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Aracruz nesta terça-feira (18). Com um sorriso tímido, mas cheio de esperança, os alunos puderam iniciar as tão esperadas aulas de Hidroterapia na piscina do Complexo de Saúde de Aracruz (CSA), localizado no bairro Jequitibá. As aulas de hidroterapia foram implementadas com o objetivo de proporcionar aos alunos mais autonomia, autoestima e qualidade de vida, alinhando-se ao compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em oferecer serviços de saúde acessíveis para todos.
As primeiras turmas estão sendo montadas com público jovem, adulto e em fase de envelhecimento; pessoas com deficiência física, intelectual e múltiplas, transtornos do neurodesenvolvimento e síndromes diversas assistidos pela Apae. As aulas nas piscinas acontecerão de segunda a quinta-feira. Já nas sextas-feiras a hidroterapia será ofertada aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi).
A hidroterapia, com suas propriedades relaxantes e terapêuticas, foi escolhida por sua capacidade de auxiliar na melhora da mobilidade, na redução de dores e no fortalecimento emocional dos envolvidos. Além disso, promove um ambiente de inclusão, onde cada aluno tem a oportunidade de avançar em seu processo de aprendizagem e superação, de forma segura e acolhedora.
O início das aulas não é apenas uma nova metodologia de tratamento, mas um ato simbólico de esperança e transformação. Para a presidente da Apae, esse é um momento de grande importância. “A hidroterapia representa uma nova forma de cuidado, mais próxima e sensível. Cada movimento, cada sorriso, cada conquista durante as aulas é uma vitória para todos nós. E, para os alunos, o simples fato de estarem ali, com os pés tocando a água e os olhos brilhando de expectativa, é um sinal de que há sempre algo novo e belo para aprender e explorar. A água, com sua fluidez e leveza, oferece a oportunidade de novas descobertas e avanços. Que cada aula seja um lembrete de que, juntos, estamos construindo ambientes mais humano e acolhedores, onde a superação é sempre um reflexo do cuidado e da esperança que nunca se apagam”, compartilhou Gilcinéia Xavier.
A secretária de Saúde Rosiane Scarpatt expressou sua alegria e gratidão pelo início das aulas, destacando a importância desse projeto para a promoção da inclusão e qualidade de vida. “Estamos muito felizes em celebrar um momento de grande importância para os usuários da Apae no CSA. Essa é uma conquista significativa, pois vai além do cuidado físico, promovendo também o bem-estar emocional e a inclusão. A saúde é um direito de todos, e nossa missão é garantir que cada cidadão tenha acesso a serviços de excelência que melhorem sua qualidade de vida. Estamos juntos nesse caminho de cuidado, superação e transformação.”
Com o apoio de profissionais dedicados, as aulas de hidroterapia se tornam uma nova etapa no processo de cuidado e desenvolvimento dos usuários da Apae. Esse é mais um passo importante da gestão do prefeito Dr. Coutinho para tornar Aracruz uma cidade ainda mais inclusiva, onde todos têm a oportunidade de crescer e se desenvolver com apoio, carinho e respeito.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aposentados recebem homenagem da Prefeitura de Aracruz pelo compromisso com o desenvolvimento do município
- Festa de Santa Rosa contará com sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial
- Prefeitura de Aracruz apresenta projeto de infraestrutura no bairro Pôr do Sol
- Qualifica Aracruz: inscrições abertas para cursos gratuitos em parceria com o Senai
- Setembro: mês de conscientização e valorização da vida
- Santa Rosa realiza a 27ª edição de sua tradicional festa de 4 a 7 de setembro
- Processo Seletivo Simplificado n.º 004/2023: Educação divulga a 6ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- 1ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos reúne sociedade civil e poder público para discutir direitos humanos
- Aracruz recebe Kit Mulher Viva+ para fortalecer políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres
- Intercâmbio escolar proporciona momentos enriquecedores com estudantes do Cmei Cinderela