Tecnolokids: Rede Municipal de Ensino de Aracruz avança na inclusão digital
As escolas da Rede Municipal de Ensino de Aracruz vêm avançando na inclusão digital. Recentemente, as Emefti's Eurípedes Nunes Loureiro, bairro Itaputera, e Honório Nunes de Jesus, Morobá, foram as primeiras do município a serem contempladas com o projeto piloto do Programa de Educação Digital da Tecnolokid.
Trata-se de uma iniciativa fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), uma organização que apoia o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação financiando programas e projetos que visam a pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de oferecer apoio institucional e técnico. Na educação seu papel é ainda mais importante, apoiando a formação e capacitação de recursos humanos e promovendo a pesquisa e a iniciação científica em escolas públicas.
A Tecnolokid, por meio da Plataforma OLO, oferece um programa completo de Educação Digital, alinhado à Base Nacional Comum Curricular BNCC, ao complemento da BNCC, da computação e às diretrizes da Política Nacional de Educação Digital (PNED), atendendo às exigências do MEC para as redes públicas. O projeto inclui material didático digital, formação de professores e uso pedagógico dos notebooks e chromebooks já disponíveis nas escolas.
O projeto foi iniciado com encontros de alinhamento e formação presencial para os docentes. As atividades são aplicadas durante o tempo integral escolar, com uma a duas aulas semanais, com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participando ativamente. Os professores relatam engajamento crescente, incluindo os estudantes da Educação Especial, que têm participado das atividades com autonomia.
A experiência tem proporcionado uma vivência concreta da Educação Digital, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades digitais para o presente e o futuro desses estudantes. Segundo a diretora da Emefti Eurípedes Nunes Loureiro, Sueli Alves, o programa TecnoloKid tem se mostrado uma valiosa iniciativa.
“Ele tem contribuído significativamente para o processo de aprendizagem de nossos estudantes. Por meio da tecnologia, as atividades desenvolvidas despertam o interesse, estimulam o raciocínio lógico e promovem a autonomia dos discentes, fortalecendo o desenvolvimento intelectual e preparando-os para os desafios do mundo digital e de Projeto de Vida”, afirmou.
Para a Érica Tonon, do setor de Tempo Integral, o projeto segue em andamento e a expectativa é que os bons resultados obtidos sirvam de base para sua futura expansão na rede municipal de Aracruz de forma estruturada, acessível e inclusiva. "O projeto tem sido uma excelente oportunidade para estimular o raciocínio lógico, o pensamento computacional, além das habilidades de leitura e escrita. O empenho dos professores que estão atuando com o projeto está fazendo a diferença. Com recursos digitais, aprender a ler e escrever se torna uma tarefa alegre e divertida".
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz