Tertúlias Inclusivas inicia o 4º ciclo das formações continuadas para professores de AEE e pedagogos da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 15 de novembro de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: SECOM
Tertúlias Inclusivas inicia o 4º ciclo das formações continuadas para professores de AEE e pedagogos da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), realiza neste mês de novembro, o 4º ciclo das Tertúlias Inclusivas para Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Pedagogos da Rede Municipal de Ensino. O último ciclo dessa formação faz parte de um processo construído durante todo o ano de 2023 e terá seu encerramento programado para o dia 27 de novembro, das 13h às 17h30, no cerimonial Morada Park.

O evento “Tertulião” será organizado pela Equipe Colaborativa da Educação Especial e Inclusiva e proporcionará uma tarde com todos os diretores, pedagogos, professores de AEE, técnicos da SEMED e convidados. Durante o ano, os professores de AEE e pedagogos da rede participaram, em pequenos grupos, dos encontros formativos que foram organizados em Polos por regiões, e a formação proporcionou o conhecimento e aperfeiçoamento desses profissionais para serem formadores e multiplicadores, nas escolas que atuam.

“Aprendo a cada dia, a cada encontro sobre o olhar atento, o como fazer para a chegada do aluno com deficiência. Aprendo que necessitamos avançar em relação a trabalhar sob a lógica da demanda, que é aguardar o aluno chegar para fazer. Por isso é preciso ter respeito, atitude e fazer acontecer”, declarou a pedagoga Tânia Mery Camporez. 

A professora de AEE, Ester Sara Ferreira, também afirmou que as tertúlias foram momentos de grande aprendizado. “Posso afirmar que esta foi uma experiência ótima. A equipe organizadora está de parabéns! Tenho crescido muito em meus conhecimentos e amando mais ainda estar onde estou, pois tem me despertado realmente vestir a camisa da inclusão a lutar por essa causa”, destacou.

As Tertúlias Inclusivas têm como objetivo repensar as práticas pedagógicas e a organização curricular, propondo estratégias que possam promover um planejamento acessível, combatendo o capacitismo e investindo na potencialidade de todas as pessoas. A respeito disso, a professora de AEE, Sandra Mara Querino, reflete a expectativa dos educadores envolvidos nessa formação. “Para se ter um planejamento acessível é necessário passar por caminhos que nos levarão a ter a tão sonhada escola para todos, não é fácil trilhar esses caminhos, pois os desafios são muitos, mas com perseverança chegaremos lá”, disse

Para o encerramento das Tertúlias Inclusivas, a Semed proporcionará um evento que contará com uma vasta programação, incluindo a palestra da Drª Ariadna Effegen, professora no IFES do campus de Nova Venécia; Relatos de Experiências dos profissionais das escolas que fizeram o “tertuliar” acontecer nas suas equipes durante todo o ano; a entrega dos certificados da formação “Tertúlias Inclusivas”; sorteio de brindes; painéis interativos e muito mais.

“Estamos preparando tudo com muito carinho e apreço. Esse momento selará o encontro de todos os participantes dos polos regionais que, imergiram na formação “Tertúlias Inclusivas”. Será uma tarde tropical, prazerosa e de muito afeto, de compartilhar com as experiências de todos e com muito tertuliar. Esse evento é nosso! Precisamos celebrar as conquistas e nossos profissionais merecem!” afirmou a técnica pedagógica e professora de AEE, Alline Siqueira.

Compartilhe em suas redes sociais: