Semam marca presença na XIX Feira do Verde

Publicado em: 17 de novembro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Semam marca presença na XIX Feira do Verde

Ações em favor do meio ambiente de Aracuz marcaram presença na XIX Feira do Verde, que terminou ontem (domingo) na Praça do papa, em Vitória. No evento, que teve a responsabilidade humana sobre mudanças climáticas como tema, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz instalou um estande para mostrar os trabalhos realizados no município, programas e projetos como o “Escola no Mangue”, as características das unidades de conservação de Aracruz e, é claro, as vantagens da Gestão Ambiental em um dos poucos municípios que assumiram a responsabilidade plena. No país, apenas 5% dos municípios realizaram a ação.

Secretário de meio ambiente de Aracruz, o biólogo Válber Campores foi convidado a participar de uma mesa redonda sobre “Desafio da Mobilidade Humana e Desenvolvimento Sustentável” na quinta-feira (13) e aproveitou para chamar atenção quanto à urgência da mudança, no que diz respeito a assumir a Gestão Ambiental. “É preciso atentar para a necessidade de mudança no comportamento. Vivemos em um período que a única saída para a humanidade é trabalhar de forma sustentável e é aí que entra a Gestão Ambiental. É dever dos municípios, e está previsto em legislação, assumir essa responsabilidade para que o assunto seja tratado com seriedade e rapidez. A exemplo de Aracruz, que tem um Conselho de Meio ambiente autônomo, com autoridade para tomar as próprias decisões e tornar o processo mais ágil, sem depender de outros órgãos”, explicou o biólogo.

Para o secretário, eventos como a Feira do Verde precisam de ainda mais incentivo e que as ações propostas saiam do papel e ganhem efetividade em todo o mundo. A XIX Feira do Verde (12 a 16 de novembro) contou com palestras, apresentações culturais, mostra de trabalhos científicos e muita discussão a respeito do tema: “Mudanças Climáticas: Somos Todos Responsáveis – Se a gente não mudar é a natureza que muda”.

Compartilhe em suas redes sociais: