Aracruz realiza capacitação de funcionários contra a dengue

Publicado em: 24 de novembro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Aracruz realiza capacitação de funcionários contra a dengue

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Seção de Vigilância Ambiental em Saúde (SVA) realizará amanhã (25) às 14h, no auditório da Casa do Estudante, um encontro de capacitação dos funcionários das Secretarias, Órgãos e Autarquias da Administração Municipal para a mobilização contra a dengue no município, devido ao elevado risco do transmissor do vetor da doença. Durante a mobilização a SVA vai trabalhar em parceria com a Defesa Civil, Secretarias de Obras, Educação, Saúde além de agentes de limpeza urbana e os apoios regionais.

O objetivo do encontro é avaliar a situação atual da dengue em Aracruz, além de intensificar o combate ao mosquito para impedir que a doença se instale no município. De acordo com o Gerente de Vigilância em Saúde da Semsa, Vicente Penteado Vizioli, a ação começa pela conscientização e sensibilização dos funcionários da Prefeitura que irão se tornar multiplicadores contra o transmissor da doença e depois aumentar a conscientização junto à população de Aracruz. “Temos primeiro que mostrar o exemplo dentro de casa. Por isso, nossas ações iniciais serão pela estrutura administrativa municipal, mas lembramos que Aracruz vem realizando vários mutirões em diversos bairros e distritos do município desde o início do ano”, afirmou.

Conforme Vizioli os multiplicadores darão reforço aos Agentes de combate à dengue, para que posteriormente a exemplo da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) seja definida a Semana de Combate ao Foco do Aedes aegypit em Aracruz. No Espírito Santo, as notificações chegaram a 34.282 casos suspeitos e as complicações da dengue hemorrágica mataram seis pessoas neste ano e 67 casos contraíram a doença nesse estágio mais grave. Cerca de 80% dos municípios do Estado estão infectados pela dengue. No Brasil temos a dengue do tipo: 1, 2 e 3. E no Espírito Santo existem os três tipos de dengue. Por isso há maior probabilidade de surgir a dengue hemorrágica (perda de soro pelo organismo).

As chuvas dos últimos dias e o calor são as preocupações para as equipes de controle da dengue. O tempo favorece a proliferação do mosquito, considerando as condições propícias e o índice de infestação de algumas regiões de Aracruz. Já houve 286 notificações de casos suspeitos neste ano no município. Desses, 25 foram confirmados, sendo que 01 caso considerado dengue com complicações e 261 descartados. Vizioli considera ainda que o número de casos confirmados da doença na cidade está dentro do esperado, mas reconhece que esse é um período em que a dengue tende a aumentar. “Esperamos por um aumento nas notificações nesse período e estamos trabalhando em parceria com outras secretarias, defesa civil e autarquias municipais para ampliar o controle”, observou.

Mais informações podem ser obtidas na Seção de Vigilância Ambiental em Saúde de Aracruz pelo telefone 3296-1365 ou na Seção de Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3296-3080.

Compartilhe em suas redes sociais: