Mobilização contra violência e exploração sexual de crianças e adolescentes é realizada em Aracruz

Publicado em: 21 de março de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Mobilização contra violência e exploração sexual de crianças e adolescentes é realizada em Aracruz

Para prevenir a incidência da violação de direitos e romper o silêncio, incentivando a denúncia dos agressores, o Centro de Referência de Assistência Social, o Cras, da Prefeitura de Aracruz vai realizar junto com alguns parceiros a “Campanha de Enfrentamento à Violência, Exploração e ao Abuso Sexual cometidos contra Crianças e Adolescentes”, entre os dias 23 e 25 de março, em Jacupemba, a partir das 8 horas. Diversas atividades entre caminhada, seminário e panfletagem nas ruas do distrito fazem parte da programação do evento, que é um passo importante na batalha não apenas do combate, mas também da prevenção da violência sexual no município.

A abertura da campanha será no dia 23, com uma panfletagem no posto de gasolina de Jacupemba. No dia 24, acontece uma Caminhada de Mobilização ao Enfrentamento à Violência, Exploração e Abuso Sexual que sairá de frente do CRAS. Mais de 150 crianças e adolescentes da localidade participarão da caminhada. A programação será encerrada no dia 25, com a realização de um seminário e a apresentação cultural de música e capoeira com as crianças e adolescentes assistidas no Lar São José.

O primeiro tema da palestra será “As diversas faces da violência sexual e a realidade do município de Aracruz”, com a conselheira Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracruz, Edileuza Maria Del Caro. O segundo tema, “Abuso sexual: como prevenir esse mal?” ministrada pela assistente social, Jussara Lacerda Passos e a assessora jurídica, Dr.ª Luciana Caser de Oliveira Jorge, profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Aracruz. Logo após as palestras haverá um momento para debate.

O secretário de Desenvolvimento Social (Semds), Ismael da Rós Auer ressalta a importância da campanha. “Nosso intuito é mobilizar a sociedade para que ela tenha conhecimento sobre a violência sexual e o que precisa ser feito quando a pessoa sabe que uma criança ou adolescente sofre abuso sexual, mas não sabe o que fazer para denunciar”.

Para denunciar casos de violência contra criança e adolescentes é só ligar para o Conselho Tutelar do município nos telefones (27) 3296-3441 / 3296-3023 ou gratuitamente, para o Disk 100. Para fazer a denúncia a pessoa não precisa se identificar. É só informar o endereço onde a vítima reside. A “Campanha de Enfrentamento à Violência, Exploração e ao Abuso Sexual cometidos contra Crianças e Adolescentes” é realizada pela Semds, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Jacupemba, com o apoio da EMEF “Professora Maria Inês Della Valentina”, do CMEB “José Mambrini” e dos CMEI “Francisca Rocha Ribeiro” e “Nova Colatina” e da Unidade de Saúde, SAAE e Lar São José.

Confira a programação completa:

Dia – 23 de março

8h – Panfletagem no Posto de Gasolina de Jacupemba;

Dia – 24 de março

8h – Caminhada de Mobilização ao Enfrentamento à Violência, Exploração e Abuso Sexual, saindo do CRAS;

Dia – 25 de março

8h – Seminário de Enfrentamento à Violência, Exploração e Abuso Sexual no auditório da Igreja Católica de Jacupemba.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: