Chuva preocupa equipes de controle da dengue
As chuvas dos últimos dias e o calor são as preocupações para as equipes de controle da dengue. O tempo favorece a proliferação do mosquito, considerando as condições propícias e o índice de infestação de algumas regiões de Aracruz. Já houve 286 notificações de casos suspeitos neste ano no município. Desses, 25 foram confirmados, sendo que 01 caso considerado dengue com complicações e 261 descartados. O Gerente de Vigilância em Saúde da Semsa, Vicente Penteado Vizioli, considera ainda que o número de casos confirmados da doença na cidade está dentro do esperado, mas reconhece que esse é um período em que a dengue tende a aumentar. “Esperamos por um aumento nas notificações nesse período e estamos trabalhando em parceria com outras secretarias, defesa civil e autarquias municipais para ampliar o controle. Além disso, estamos viabilizando a aplicação de multas em locais onde nossos agentes detectaram o vetor e em visita bimestral a reincidência persiste”, observou.
A grande intensidade das chuvas nos últimos dias, em Aracruz, cancelou até mesmo a realização do mutirão que seria feito em Jacupemba, no dia 29 deste mês (sábado), já que não é possível realizar atividades de monitoramento e combate ao vetor da dengue durante período de chuva, que, segundo previsões meteorológicas, ficarão no município até o próximo domingo (30). Mesmo assim, as 55 armadilhas de monitoramento do vetor continuam em todo o município.
O número de casos suspeitos de dengue este ano em todo o estado é três vezes maior do que o ano passado. As notificações chegaram a 34.282 casos suspeitos e as complicações da dengue hemorrágica mataram seis pessoas neste ano e 67 casos contraíram a doença nesse estágio mais grave. Cerca de 80% dos municípios do Estado estão infectados pela dengue. No Brasil temos a dengue do tipo: 1, 2 e 3. E no Espírito Santo existem os três tipos de dengue. Por isso há maior probabilidade de surgir a dengue hemorrágica (perda de soro pelo organismo).
Mais capacitação para combater a dengue
No próximo dia 04 de dezembro médicos, entre clínicos gerais e pediatras, além de enfermeiros que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) serão capacitados para que dêem adequada assistência aos indivíduos que chegam aos postos de saúde, prontos-socorros, prontos-atendimentos e hospital atingidos pela dengue, afim de organizar o atendimento aos casos e evitar que haja um surto ou epidemia nos próximos meses. Todos os casos de notificação de dengue hemorrágica no município devem ser passados para o Estado em até 24 horas. Já no dia 05/12 a partir das 14h será a mobilização dos multiplicadores dentro da estrutura administrativa da Prefeitura em busca dos focos do vetor da dengue.
Mais informações sobre a capacitação podem ser obtidas na Seção de Vigilância Ambiental em Saúde de Aracruz pelo telefone 3296-1365 ou na Seção de Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3296-3080.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica