Prevenção começa em casa: agentes ambientais realizam mobilização contra a dengue dentro da prefeitura
A tarde da última sexta-feira (05) foi o momento de mobilização contra a dengue dentro da própria Prefeitura de Aracruz. A beleza do campus em que a prefeitura está instalada requer alguns cuidados com manutenção e, principalmente, para dar o exemplo à comunidade, no que diz respeito à prevenção de doenças. A ação começou às 14h, executada pelos próprios funcionários, em busca de focos do vetor da dengue. O movimento foi coordenado pela seção de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde, em parceria com as secretarias de Educação e Meio Ambiente, para eliminar criadouros.
O início da ação aconteceu com repasse das informações por meio de material didático e panfletos informando sobre a doença no Estado e em Aracruz. Os funcionários tornaram-se multiplicadores e foram orientados a difundir informações em suas casas, comunidade, igrejas, familiares e amigos. Os trabalhos foram realizados em torno da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Planejamento Estratégico, antigo espaço utilizado pela empresa Plantar. Nestes locais foi drenada toda água parada em vasos, bromélias (flores), tanques, recipientes e calhas d'água. De acordo com a gerente de Educação Ambiental da Semam, Charlene Martins, este tipo de orientação, além de ser educativa, torna-se esclarecedora para as pessoas que ainda não conhecem muito sobre a doença. “De posse do material didático e do panfleto, o multiplicador pode perceber a sua finalidade como agente de combate à dengue e as deficiências existentes em nossas atitudes para que possamos adequar nossa forma de pensar e agir”, explicou.
Ainda segundo a gerente, os agentes assumiram a ação de mobilização e puderam verificar a importância dessa atitude. “O desempenho foi tamanho, que os multiplicadores tiveram a disposição de percorrer uma área muito maior do que aquela proposta para a realização do trabalho inicial de combate ao vetor da dengue”. Ao todo, foram retiradas oito sacolas de 100 litros de lixo dentro da área definida para a ação, além de identificar o acondicionamento inadequado de alguns materiais na área inspecionada.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- ARSP publica resolução com o reajuste tarifário do Saae de Aracruz
- Formação sobre Salas Sensoriais fortalece a Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino
- Comportamento infantil: Desafio ou pedido de ajuda? Palestra on-line orienta famílias de estudantes da Rede Municipal de Ensino
- Dia Internacional dos Museus terá programação cultural especial em Santa Cruz
- Meio Ambiente divulga orientações para atendimentos da Carreta Pet Vida
- Prefeitura de Aracruz autoriza retomada das obras da nova EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes II
- Confirmada as atrações da 27ª Expo Aracruz que acontece de 13 a 16 de agosto
- Esporte oficializa Bolsa Atleta 2026 com 21 esportistas contemplados
- Fazenda realiza Audiência Pública para debater Lei de Diretrizes Orçamentárias 2027
- Encontro formativo PNERQ e Erer enriquece o alinhamento e a troca de experiências entre diferentes atores da educação