Aracruz vai intensificar mutirões de combate à dengue
A ação de combate à dengue em Aracruz foi potencializada na última terça-feira (09). Uma equipe da seção de Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura de Aracruz reuniu forças com a Secretaria de Estado da Saúde para planejar uma ação mais eficaz contra o vetor da dengue e aproveitar os profissionais para qualificar funcionários e evitar quadros da forma mais violenta da doença, a dengue hemorrágica. Médicos clínicos gerais e pediatras, juntamente com enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) foram capacitados para dar assistência adequada aos indivíduos que chegarem aos postos e hospitais com sintomas, e fazer um trabalho preventivo para eliminar a chance de um surto ou epidemia nos próximos meses. O resultado da reunião, que aconteceu na sede da SESA em Vitória, foi a decisão de intensificar os mutirões e capacitar todas pessoas que possam se tornar multiplicadores.
A intensificação dos trabalhos dos agentes de combate à dengue no município pode ser percebida pelos mutirões realizados em várias localidades de Aracruz desde o início do ano e que culminou na ação de mobilização dentro da Prefeitura de Aracruz na sexta-feira passada (05). As próximas ações passam para os bairros e vão utilizar os multiplicadores para trabalhar nos locais com maior incidência de casos. A capacitação também vai chegar até as lideranças comunitárias, para maior mobilização nas respectivas comunidades por meio de mutirões para eliminação de criadouros. A intenção é de reduzir também os criadouros em terrenos baldios e pontos viciados de depósito de lixo. Os proprietários desses terrenos poderão sofrer notificações e multas, caso a decisão de limpeza da Secretaria de Saúde não seja acatada em tempo hábil.
De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde de Aracruz, Vicente Penteado Vizioli, as chuvas dos últimos dias e a temperatura dão condições à proliferação do mosquito e é nesse momento que a prevenção deve se intensificar. “Praticamente em toda a Sede de Aracruz temos foco do mosquito da dengue, ambiente criado devido às condições do tempo nos últimos dias. De hábitos diurnos, o mosquito precisa de um mínimo de água parada para depositar seus ovos e as campanhas vão agir de acordo com a receita tradicional, porém efetiva, de acabar com a água em pratos nos vasos de plantas e outros criadouros já conhecidos. Estamos na 50ª semana de monitoramento no município e temos atualmente 55 armadilhas contra o vetor. Hoje, os bairros onde existe a suspeita de casos são: Vila Nova, Morobá, Coqueiral e Barra do Sahy, além do distrito de Santa Cruz, onde foram confirmados 15 casos. Atualmente o caso mais crítico de infestação de dengue no município está em Barra do Riacho”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento