Prefeitura de Aracruz otimiza limpeza urbana e coleta seletiva de resíduos sólidos no município
A coleta seletiva em Aracruz funciona desde 2005, realizada por meio dos agentes de limpeza pública, respeitando as particularidades de cada localidade do município para atender adequadamente aos bairros e distritos. O recolhimento de material reciclável é feito em parceria com as comunidades, que hoje já estão em processo bem sucedido de conscientização, sobre a importância de separar o lixo úmido do seco. Desde o dia 01 dezembro de 2008, a Empresa Ambitec Engenharia Ltda, que já vinha fazendo o atendimento padrão da coleta domiciliar de resíduos sólidos com caminhões compactadores, fará também o trabalho de varrição, capina, roçada e recolhimento de lixo das vias públicas, além da coleta seletiva em todo o município ficando responsável por todo o sistema de limpeza urbana de Aracruz. O contrato entre a Prefeitura e a Ambitec será de 17 meses podendo ser prorrogado por até cinco anos, conforme lei em vigor.
Para o secretário de Infra-estrutura e Transporte de Aracruz, Ronaldo Delboni, a terceirização dos serviços de limpeza urbana, além da coleta seletiva, vai refletir de forma positiva na administração pública. “Com a terceirização de todos os serviços de limpeza urbana e da coleta seletiva a administração pública ganha na agilidade dos processos que exijam aquisição de equipamentos e produtos necessários para a realização dos trabalhos, uma vez que, não passam por processos licitatórios, na qualidade dos serviços ofertados, além do custo total gerar uma economia nos cofres públicos”, explicou.
Segundo Delboni, a prefeitura continua com a realização da triagem, prensa e comercialização dos insumos resultantes do processo de coleta seletiva. Ainda não é possível uma avaliação do novo trabalho, já que o processo está em fase de transição e deve ser concluído até o fim do ano. Outra novidade é que virão varredeiras mecânicas para as Avenidas Castelo Branco, Florestal e Venâncio Flores, na Sede, e toda a Orla do município para o período noturno, o que oferece mais segurança, já que são vias de tráfego intenso e os agentes não precisam se arriscar durante o trânsito.
Os incisos I e V do art. 30 da Constituição Federal estabelecem como atribuição municipal legislar sobre assuntos de interesse local, especialmente quanto à organização dos seus serviços públicos. Fica, portanto, definida claramente a competência do Município quanto ao gerenciamento dos serviços de limpeza urbana, fato que tradicionalmente vem ocorrendo no Brasil. No caso de grandes aglomerações urbanas, em particular nas Regiões Metropolitanas, o destino do lixo passa a ser um problema sério, geralmente afetando vários Municípios. O Governo Estadual pode intervir, então, cuidando das integrações necessárias. No entanto, os municípios interessados podem ainda se consorciar para tratar da questão.
Entre as competências da Prefeitura de Aracruz, incluem-se as atividades de saneamento, cuja importância para o bem-estar da população e do desenvolvimento é indiscutível. As redes de abastecimento de água e coletora de esgotos sanitários, a drenagem, a coleta de resíduos sólidos, o tratamento e a destinação final dos resíduos têm relação direta com as condições de higidez do meio ambiente e os indicadores de saúde no município.
De acordo com o coordenador de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Antônio Romero Sant'Anna, a limpeza urbana em particular por vezes é vista como fator de embelezamento das vias públicas. “É bem verdade que o tratamento de resíduos e sua destinação final apropriada são essenciais à preservação do meio ambiente e à eliminação de focos transmissores de doenças resultando num fator de embelezamento das vias públicas. Atualmente o município recolhe por mês 80 toneladas de lixo (entre seco e úmido) dessa quantidade cerca de 30 toneladas são de material reciclável”, disse.
Conheça a Ambitec
A Ambitec é uma empresa nacional do Grupo Ambitec com filiais em outros países, especializada em serviços ambientais para clientes públicos e privados. A empresa presta trabalhos indispensáveis para a conservação do meio ambiente, por meio da implantação e execução de expressivos empreendimentos ambientais e projetos urbanos e industriais. Atende a importantes municipalidades e a clientes privados de significativa presença nos mais diferentes segmentos da economia. É pioneira na implantação de unidades de disposição final de resíduos, tendo sido responsável pelo primeiro aterro de resíduos urbanos e industriais licenciado no Estado de São Paulo.
Possui soluções integradas e customizadas para toda a cadeia de negócio ambiental, do planejamento à implantação dos projetos. Para cada demanda a empresa planeja uma solução ambiental correta. Equipamentos e instalações de última geração para cada demanda do setor público ou privado, em total conformidade com regulamentos e normas técnicas aplicáveis em vigor. Tem ainda, moderna frota, constantemente renovada e equipe de profissionais em constante treinamento.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica