Apreensão de caranguejo em Aracruz

Mais de 40 dúzias de caranguejos foram apreendidas em Aracruz no último sábado (10), durante uma ação de fiscalização dos vigias da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Guardas-florestais e Polícia Ambiental. A apreensão dos mais de 500 espécimes foi feita na rodovia Primo Bitti, que liga a Sede do município a Coqueiral, onde os infratores tentavam comercializar os animais em período de andada (10 a 16 de janeiro), quando a cata do caranguejo-uçá (Ucides Cordatus) é proibida. Os catadores receberam orientações e, como os animais apreendidos ainda estavam vivos, foram devolvidos ao manguezal no mesmo dia.
Na época da andada, em que os crustáceos se reproduzem, fica proibida a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização de indivíduos vivos, que não tenham sido previamente declarados, e de partes isoladas (quelas, pinças ou garras).A suspensão é uma determinação da portaria Nº. 01, de janeiro de 2007 do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Quem desrespeitar a proibição estará sujeito às penalidades previstas na Legislação Ambiental, lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e no Decreto nº 3.179, de 21 de setembro de 1999.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones: 3296-4562, 3296-4087 ou 3296-1082.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte
- “Projeto: Ler e Brincar – Uma Aventura para a Imaginação” estimula estudantes com deficiência
- Prefeitura revisa Projeto Orla para promover o ordenamento territorial e a preservação da faixa costeira