Apreensão de caranguejo em Aracruz

Mais de 40 dúzias de caranguejos foram apreendidas em Aracruz no último sábado (10), durante uma ação de fiscalização dos vigias da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Guardas-florestais e Polícia Ambiental. A apreensão dos mais de 500 espécimes foi feita na rodovia Primo Bitti, que liga a Sede do município a Coqueiral, onde os infratores tentavam comercializar os animais em período de andada (10 a 16 de janeiro), quando a cata do caranguejo-uçá (Ucides Cordatus) é proibida. Os catadores receberam orientações e, como os animais apreendidos ainda estavam vivos, foram devolvidos ao manguezal no mesmo dia.
Na época da andada, em que os crustáceos se reproduzem, fica proibida a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização de indivíduos vivos, que não tenham sido previamente declarados, e de partes isoladas (quelas, pinças ou garras).A suspensão é uma determinação da portaria Nº. 01, de janeiro de 2007 do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Quem desrespeitar a proibição estará sujeito às penalidades previstas na Legislação Ambiental, lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e no Decreto nº 3.179, de 21 de setembro de 1999.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones: 3296-4562, 3296-4087 ou 3296-1082.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres