Projeto Bola na Rede tem meta de integrar à sociedade 400 crianças e adolescentes em risco social
Em Aracruz, 400 crianças e adolescentes em risco social vão receber assistência para integração na sociedade através do esporte. O projeto “Bola na Rede”, uma parceria da Prefeitura de Aracruz com o Instituto Excellence, pretende desenvolver esses jovens (09 a 16 anos) nos âmbitos pessoal, físico e social, com atividades socioeducativas e práticas supervisionadas do futebol. A boa notícia será oficializada no próximo dia 20, às 17h, na Câmara Municipal de Aracruz, quando será realizado o lançamento do projeto.
Com núcleos de trabalho instalados em quatro regiões do município onde foi identificada a necessidade de atuação do “Bola na Rede”, o projeto será inaugurado já com 240 inscritos. A meta de 400 jovens deve ser alcançada quando encerrar o período de férias escolares, mas por enquanto, a quantidade está dividida em 80 jovens no bairro São Marcos (na quadra da escola Abílio Amorim), 80 no bairro Santa Luzia (Escola Luiza Silvina), 40 em Vila do Riacho (em quadra comunitária) e 40 na Barra do Riacho (quadra comunitária). Cada região vai contar com um instrutor para desenvolver as atividades de futebol de salão, em dois turnos, de segunda a quinta, com campeonato já marcado para o mês de março. Na sexta-feira serão trabalhadas as atividades sócio educativas, em temas relacionados à cidadania, como “o lixo e a dengue”, “documentação e vacinação”, “prevenção quanto ao uso de drogas lícitas e ilícitas”, “sexualidade” e “noções de higiene”.
Com equipamento, uniforme completo e material esportivo, tudo de graça, a garotada poderá aprender em conjunto com a diversão. Além do tempo ocioso melhor aproveitado, os novos atletas realizam atividades físicas para beneficiar a saúde e retiram o melhor dos fundamentos do esporte. De acordo com a assistente social coordenadora do “Bola na Rede”, Ana Paula Mozer, os princípios de companheirismo, a disciplina exigida no futebol e o respeito pelo colega em atividades desse tipo deixam claro que é vantajoso trocar as ruas pela construção do caráter e da cidadania, ainda mais para quem é bom de bola. “Tirar as crianças da ociosidade das ruas para jogar futebol também pode ajudar o município a revelar novos talentos nas quadras e, quem sabe, impulsionar novas estrelas do esporte. O projeto ensina a prática esportiva de forma séria e estimula o interesse pela manutenção da saúde, objetivos profissionais e formação de um caráter cidadão”, disse a assistente social.
A assistente institucional do Excellence, Etienne Coutinho Musso, acrescentou que o projeto “Bola na Rede” não atrapalha as crianças em aula. “É importante lembrar que os trabalhos serão desenvolvidos sempre fora do turno das atividades escolares para não interferir no aprendizado e complementar o dia-a-dia do jovem”, completou.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica