Campanha contra a dengue intensifica trabalho de combate ao mosquito transmissor em Aracruz

Publicado em: 27 de fevereiro de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Campanha contra a dengue intensifica trabalho de combate ao mosquito transmissor em Aracruz

O município de Aracruz vai intensificar o trabalho de combate à dengue nos próximos meses. Já em março, o morador vai acompanhar os instrumentos de divulgação da Campanha de Combate a Dengue. A veiculação na mídia começa nesta segunda-feira (02/03) nas rádios locais e em carros de som com os jingles da campanha. Informação também é prioridade. Durante a campanha serão veiculadas entrevistas esporádicas com especialistas no assunto, tudo com o intuito de alertar a população quanto aos perigos e ensinar como combater a proliferação do mosquito. Dez outdoors espalhados pelo município vão abordar os cidadãos pelo campo visual, para conscientizar ainda mais a população para o perigo real da doença. Todos os materiais seguem o padrão adotado pelo Ministério da Saúde. Ainda, em março, o morador recebe juntamente com a conta de água, um imã com orientações sobre a dengue, para ser grudado em local de maior visibilidade, para orientar sobre os cuidados com a doença. São 35 mil ímãs, que serão distribuídos para Sede e os distritos de Aracruz, graças a uma parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE).

Entre as muitas questões de saúde pública, o combate à dengue tem merecido atenção especial devido aos mais de 5 mil casos registrados na Secretaria de Estado da Saúde até o dia 08/02. Por isso, todos os indivíduos com os sintomas precisam fazer os exames nas unidades de saúde do município. O aumento do número de ocorrências de dengue no território capixaba é preocupante e a principal saída é encontrar formas de buscar melhores resultados preventivos na parceria entre população, prefeitura e governo do Estado.

A vitória contra a dengue passa necessariamente pela mobilização social bem articulada e persistente. Em Aracruz, as ações operacionais passam para os bairros e vão utilizar agentes de saúde e os multiplicadores para trabalhar nos locais com maior incidência de casos. A capacitação também vai chegar até as lideranças comunitárias e religiosas para maior mobilização nas respectivas comunidades por meio de mutirões para eliminação de criadouros. A intenção é reduzir também os criadouros em terrenos baldios e pontos viciados de depósito de lixo. Os proprietários desses terrenos poderão sofrer notificações, caso a decisão de limpeza da Secretaria de Infraestrutura e Transportes não seja acatada em tempo hábil. A Seção de Vigilância Ambiental em Saúde (SVA) da SEMSA vai trabalhar em parceria com a Defesa Civil, secretarias de Obras, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e Transporte, Ministério Público, além de agentes de limpeza urbana e apoios regionais.

De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde de Aracruz, Vicente Penteado Vizioli, as chuvas e o calor dos últimos meses são preocupações para as equipes de controle da dengue, pois dão condições à proliferação do mosquito. É nesse momento que a prevenção deve se intensificar. “Ainda temos foco do mosquito na Sede de Aracruz, ambiente criado devido às condições do tempo nos últimos meses. De hábitos diurnos, o mosquito precisa de um mínimo de água parada para depositar seus ovos e as campanhas vão agir de acordo com a receita tradicional, porém efetiva, de acabar com a água em pratos de vasos de plantas e outros criadouros já conhecidos. Estamos este ano, na 8ª semana de monitoramento no município e temos aproximadamente 80 armadilhas contra o vetor na Sede”, informou Viziolli. Hoje, os bairros onde foram notificados casos com suspeita de dengue são: Bela Vista, Sauassu, De Carli, Fátima, Nova Conquista, Guaxindiba, Nova Colatina, além dos distritos de Jacupemba, Guaraná, Vila do Riacho e Mar Azul, totalizando 47 casos de suspeita de dengue. Ainda segundo o gerente, dengue se combate todo dia. “Contra a dengue, não podemos deixar água parada. É aí que o mosquito nasce e é aí que mora o perigo”, completou.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: