Pluviômetros serão instalados em Aracruz para ajudar na prevenção de desastres naturais
Aracruz vai receber até o início do mês de agosto quatro pluviômetros automáticos que vão ajudar o município na prevenção de desastres naturais, como enchentes ou desmoronamento de terras. Os equipamentos, concedidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal, calculam a quantidade e a intensidade (precipitação) da chuva, permitindo com os dados captados, que a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) desenvolva ações para minimizar os impactos.
Segundo o coordenador da Comdec, Marcelo Vilastre, já foram identificados os locais considerados estrategicamente apropriados para instalação dos pluviômetros. São eles: pátio do SAAE, na Sede; Estação de Tratamento de Água, no bairro Coqueiral; CMEI Nova Colatina, em Jacupemba e; o último deve ficar, preferencialmente, em Santa Rosa. Outros pontos também foram levantados e, agora, os técnicos do Cemaden farão vistorias no município para determinar os locais adequados para instalação.
O pluviômetro é automático, com bateria solar, tem 1,50 metro e sua transmissão é feita via sistema com tecnologia GSM 3G, hoje utilizada em celulares. Dispõe de um sensor que capta a água e calcula a quantidade de chuva por determinado período de tempo. As informações geradas pelo equipamento são automaticamente enviadas ao Cemaden e repassadas para a Defesa Civil, com isso, a população pode ser avisada a tempo para deixar os locais de risco. Os dados são combinados com outros aparelhos de radares meteorológicos, sendo de fundamental importância para um monitoramento detalhado.
Vilastre destaca ainda que o equipamento é um sistema de dados contínuo que gera informações a todo momento. “Com os pluviômetros conseguiremos captar como está o tempo, o que nos dará mais condições de alertar a população”, disse o coordenador informando que os equipamentos devem entrar em operação mais ou menos uma semana após a chegada.
Chuvas
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), até o momento o município não registrou ocorrências com relação às chuvas, mas devido as incidências de altas temperaturas fica o alerta quanto às precipitações de grande intensidade. “O alerta fica mais para as pessoas que moram em áreas onde existem histórico de desmoronamento e as residências construídas às margens de rios, riachos, dentre outros”, relatou o coordenador da Comdec, Marcelo Vilastre Minto. Os telefones da Defesa Civil Municipal são (27) 3296-4044 ou 9963-0321.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil