Empresários de Aracruz se reuniram hoje em encontro de negócios

Publicado em: 17 de março de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Empresários de Aracruz se reuniram hoje em encontro de negócios

Mais de 150 empresários da região participaram hoje, no Teatro Municipal, do segundo Encontro de Negócios em Aracruz, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), Petrobrás, SEBRAE e o PDF-ES (Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Estado do Espírito Santo). No encontro, as empresas Mendes Júnior e Carioca Engenharia apresentaram as demandas de produtos e serviços previstas na construção do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho.

O Secretário, Divaldo Crevelin, deu as boas-vindas e explanou os objetivos do evento. “O encontro tem como objetivo possibilitar a realização de negócios para as empresas locais gerando emprego. Na medida em que fazemos parcerias com empresas, comércio e população, estamos participando do desenvolvimento sustentável”. Crevelin ressaltou a necessidade da qualificação e especialização dos profissionais para atender as demandas dessas empresas que estão com empreendimentos na cidade.

O representante da Associação dos empresários de Aracruz (AMEAR), Eugênio Cunha, falou sobre os anseios dos empresários locais. “Com estes empreendimentos muitas oportunidades estão surgindo no município. Este encontro é importante para que os fornecedores mostrem que são capazes de prestar serviço para estas empresas”.

Para Mário Barradas do SEBRAE, a pequena empresa precisa se capacitar, porque grandes empresas como a Petrobras são exigentes na escolha dos fornecedores. “As empresas do município têm que se fortalecer e o SEBRAE está sempre junto, apoiando-as em seus negócios”. O representante do BANDES, Luiz Fernando Lorenzani, falou sobre a importância do encontro. “É um momento de troca de conhecimento e experiência e o BANDES tem como missão promover o desenvolvimento sustentável gerando emprego e renda”.

Segundo o representante da Petrobrás, Valmir Grilo, é de interesse da Petrobras que as empresas se capacitem para atendê-los. “Queremos privilegiar os fornecedores e a mão-de-obra local”. O Presidente da CDMEC, Fausto Frizera, disse que é preciso criar oportunidades para que essa mão-de-obra local seja absorvida. “Queremos ser convidados para trabalhar, esperamos estar qualificados para atender a demanda dessas empresas”.

O representante da Carioca Engenharia, Gustavo Moschietto, fez uma apresentação da empresa, das principais obras realizadas no país e do empreendimento que está sendo feito em Aracruz. Moschietto também apresentou os demonstrativos dos negócios já contratados de fornecedores do ES e o fornecimento de materiais de aplicação da construção civil. “Nossa obra foi contratada em setembro de 2008 e estamos criando oportunidades de negócios para fornecedores do estado. Mais de 75% do efetivo que está contratado é do Espírito Santo e ainda vamos contratar mais 150 funcionários”.

Sandro Douglas, representante da Encalso Construções, ressaltou que a empresa realizou um levantamento de produtos e serviços disponíveis com objetivo de valorizar e priorizar a aquisição local. “Chegamos em dezembro na cidade e temos o contrato de aproximadamente um ano. Acreditamos que é muito melhor utilizarmos os fornecedores locais por uma questão de logística e custo”. Douglas esclareceu que mais de 50% dos fornecedores são de Aracruz e que 500 pessoas serão contratadas no Estado pela empresa. A obra da Encalso no município é de R$ 80 milhões.

De acordo com o representante da Mendes Júnior, Eustáquio Nogueira, a empresa está de portas abertas para os contatos locais e contratação de fornecedores da cidade. “Temos feito bastante aproveitamento dos recursos locais. A Mendes Júnior tem o compromisso com a sociedade de beneficiar os fornecedores e a mão de obra do município”. Nogueira também mostrou que a aquisição de materiais, equipamentos e mão de obra utilizada pela empresa são 100% do Estado, sendo a maioria de Aracruz. “Visamos o desenvolvimento da cidade temos um contrato em Aracruz de R$ 493 milhões”.

Para Durval Vieira do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Estado do Espírito Santo (PDF-ES), neste momento que a economia mundial passa por uma crise, oportunidades estão surgindo em Aracruz. Vieira pediu que as empresas olhassem com mais carinho para as pessoas que estão aqui em Aracruz precisando de emprego. “As oportunidades oferecidas pela Petrobrás ajudarão a superar este momento de crise, propiciando a geração de emprego e renda”.

Após as apresentações, as empresas se reuniram com fornecedores locais em uma rodada de negócios para desenvolver as oportunidades para as empresas locais.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: