SEMAM pede reforço e recebe ajuda de Polícia Ambiental e IBAMA para fiscalizar manguezal

Publicado em: 06 de abril de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
SEMAM pede reforço e recebe ajuda de Polícia Ambiental e IBAMA para fiscalizar manguezal

Para dar conta de fiscalizar toda extensão do manguezal de Aracruz, Piraquê-açu e Piraquê-mirim, a Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (SEMAM) pediu reforço aos órgãos ambientais para conseguir inibir e combater as infrações. Depois de reunião realizada com a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), juntamente com integrantes da Polícia Ambiental, os órgãos resolveram destinar parte do efetivo para ajudar nas incursões diárias no rio para fiscalização de rotina e para apuração de denúncias. Nos primeiros três meses do ano, a SEMAM já registrou quatro denúncias. A equipe de fiscalização ambiental em Aracruz agora será de 17 profissionais para vigiar toda a extensão dos rios. Nove fazem parte do quadro da prefeitura, mais cinco agentes do IBAMA e três da Polícia Ambiental como reforço.

De acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Olímpio Vieira Neto, a fiscalização precisa ser intensificada porque o mangue tem 1.650 hectares e, na maioria das vezes, os infratores são de fora do município. “O Manguezal dos rios Piraquê-açu e Piraquê-mirim são reservas ecológicas. Isso significa que os rios são locais de reprodução de várias espécies e precisam ser protegidos, senão toda essa pesca predatória pode comprometer a perpetuação dos animais e isso implica no esgotamento dos recursos naturais. As comunidades pesqueiras de Aracruz são constantemente orientadas e estão, de certa forma, conscientizadas do problema. A nossa preocupação é com pescadores que vêm de outras cidades, acampam no mangue à noite e fazem a pesca predatória. Apesar de toda vigília da equipe de fiscalização, é difícil monitorar toda a área”, explicou o secretário.

Em 18 de abril a equipe da SEMAM se reúne novamente com o IBAMA e a Polícia Ambiental, mas dessa vez o convite se estende para as associações de pescadores, lideranças da sociedade civil organizada e pessoas interessadas em ajudar na proteção das áreas de reserva. O encontro vai acontecer às 9h na localidade da Balsa, litoral de Santa Cruz, e pretende formar uma equipe responsável pela ajuda na fiscalização da pesca predatória. Segundo, Neto, a ajuda do IBAMA veio em boa hora para a fiscalização da SEMAM, já que a experiência dos profissionais poderá ser convertida em cursos de capacitação para os fiscais aracruzenses.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz - Rodrigo Bernardo - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rodrigovincit@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: