Empresa de consultoria ambiental discute impactos de pesquisa sísmica na costa capixaba com equipe da Semam

Publicado em: 07 de abril de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Empresa de consultoria ambiental discute impactos de pesquisa sísmica na costa capixaba com equipe da Semam

Para orientar os pescadores de Aracruz sobre o perigo de pescar em mar aberto é que dois profissionais da empresa de consultoria ambiental Ecology Brasil se reuniram com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, na manhã dessa terça-feira (07), na prefeitura. O encontro veio avisar sobre o trabalho de pesquisa sísmica que está em execução a aproximadamente 65km da orla do município e que pode provocar acidentes envolvendo as pequenas embarcações pesqueiras, além de uma série de consequências para o ecossistema marinho.

Em processo constante de licenciamento ambiental, a empresa canadense WesternGeco Serviços de Sísmica Ltda agora realiza na costa norte capixaba o estudo marítimo por meio de sonares para identificar as áreas propícias para extração de petróleo e gás natural. Uma bióloga e um designer conversaram sobre os impactos ambientais do empreendimento e explicaram as interferências potenciais, como poluição por lançamento de resíduos no mar, alteração do comportamento da fauna marinha, interferência na pesca e derramamento de óleo diesel. Os profissionais mostraram as contrapartidas para equilibrar cada consequência nociva para o mar e exemplificaram a vigilância constante de cada modificação na região da Bacia do Espírito Santo e a educação ambiental dos trabalhadores envolvidos na atividade poluidora.

O trabalho de redução dos impactos dessa pesquisa sísmica é previsto pelo IBAMA, que orientou a implementação desses projetos ambientais.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz - Rodrigo Bernardo - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rodrigovincit@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: