Prefeitura e Governo do Estado realizam lançamento do Plano de Mobilidade Urbana em Aracruz

Toda cidade precisa de planejamento e gestão para melhorar a mobilidade, o serviço de transporte e as condições de deslocamento das pessoas em geral. Com esse objetivo foi lançado o Plano de Mobilidade para Aracruz na noite de quinta-feira (19/9), no Polo UAB. O evento, que é uma parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Aracruz, contou com a presença do prefeito Marcelo Coelho, do vice-prefeito Anderson Ghidetti, do subsecretário de Estado de Saneamento e Habitação Eduardo Loureiro Calhau, servidores municipais e sociedade civil organizada.
Para o prefeito de Aracruz, o tema mobilidade urbana está sendo discutido tanto quanto saúde e educação. “Precisamos de soluções para o trânsito, transporte coletivo e melhorias para mobilidade da população em geral. Com esse planejamento e ajuda da sociedade, por meio de uma gestão compartilhada, promoveremos o crescimento de Aracruz de forma ordenada e organizada.”
Segundo Calhau, “esse não é apenas um plano, mas projetos para que as cidades possam se desenvolver de forma sustentável”, destacou o subsecretário que disse ainda que a empresa contratada já começou o diagnóstico do município. “Além disso, o prognóstico nos dará um horizonte daqui 20 anos. Vamos trabalhar soluções que passam pelo cidadão, como a mobilidade sem veículos motores - aquela feita por pedestre ou ciclistas, por exemplo -, transporte público de qualidade, entre outros.”
Oficinas PlanMob
Nesta sexta e sábado (20 e 21/9), acontecem as oficinas do projeto “Planos de Mobilidade Urbana Sustentável e Projetos Estruturantes para Cidades - Polo do Estado do Espírito Santo”, que irão contribuir para o Plano de Mobilidade Urbana de Aracruz. As oficinas acontecerão nas Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ).
Confira a programação
20/9 – Sexta-feira
10h15 às 11h30 – Mapeamento de atores sociais interessados no PlanMob
11h30 às 12h30 - Definição de problemas da mobilidade urbana do município frente aos temas expostos; Explicação da atividade/dinâmica
12h30 às 13h30 – Intervalo para o almoço
13h30 às 15h – Fechamento da atividade anterior e apresentação dos problemas em plenária
15h às 16h – Seleção de problemas
16h às 16h15 – Café
16h15 às 17h15 – Fechamento da atividade anterior
17h15 às 17h45 – Identificação do problema central da questão da mobilidade segundo cada grupo
17h45 às 18h – Fechamento dos trabalhos do dia
21/9 – Sábado
8h às 8h30 – Síntese dos trabalhos (aquecimento)
8h30 às 10h30 – Construção da árvore de problemas central
10h30 às 10h45 – Café
10h45 às 11h45 – Exposição das árvores de problemas; Discussão, ajustes e sistematização
11h15 – 12h45 – Construção da árvore de objetivos
12h45 às 13h15 – Lanche
13h15 às 13h45 – Exposição das árvores de objetivos; Discussão, ajustes e sistematização
13h45 às 14h – Fechamento e perspectivas da participação no PlanMob
Mais informações
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa
Mayara Alvarenga
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 7ª Chamada
- Festival de Vôlei vai movimentar a Praça da Paz com atletas de todas as idades neste sábado (19)
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resultado Final do Edital N.º 17/2025
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resposta dos Recursos do Edital N.º 17/2025
- Município inicia novo ciclo do Cidade Empreendedora 2025–2028 com estratégias de inovação e desenvolvimento
- Expo Aracruz: Resultado Final do Edital para o Camarote do Show