Dia de Campo em Aracruz reúne 300 produtores de café para participar de palestras sobre o grão

Publicado em: 08 de maio de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Dia de Campo em Aracruz reúne 300 produtores de café para participar de palestras sobre o grão

Trezentos produtores rurais ficaram atualizados quanto às novidades no mercado mundial e na lavoura do café e, de quebra, ganharam dois veículos para ajudar a cooperativa no escoamento dos grãos, tudo na manhã desta sexta-feira. A produtividade da reunião intitulada “Dia de Campo”, em Ribeirão do Meio (interior de Aracruz) virou uma verdadeira oficina sobre o assunto enquanto as palestras foram desenvolvidas, com o homem do campo sanando dúvidas, e com presença de autoridades municipais, estaduais e federal. No final do evento, a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores da Região de Aracruz (Cafeicruz) recebeu as chaves de um caminhão com capacidade para cinco toneladas e de um carro popular. No início da manhã foi inaugurada a Unidade Regional de Cafés Especiais Conilon (URCE), em Córrego Três Irmãos.

As palestras foram sobre legislação que orienta averbação de reserva legal e proteção permanente nas propriedades rurais, legislações trabalhistas para a colheita do café, sobre melhoria da qualidade de produção e as mais esperadas do dia, sobre perspectivas do mercado mundial do café e crédito rural para a cafeicultura, tudo sem fugir da realidade econômica atual, o que levou os palestrantes a incluir adequações sobre crise financeira ao assunto. As autoridades que prestigiaram o evento também não esquivaram o discurso do fato. O secretário de Estado da agricultura, Ricardo Santos, orientou que é neste momento que a produção deve se intensificar. “Nestes tempos de crise, quem vai ganhar mercado é o café de alta qualidade. Portanto, produzir com afinco na categoria do grão é a melhor solução para a conjuntura atual”, pautou.

O prefeito de Aracruz, Ademar Devens, lembrou que, mesmo com dificuldades financeiras, o órgão público não pode se deixar abalar pela crise e precisa cumprir sua missão com o homem do campo. “Aracruz trabalha para que todas as 1.300 propriedades rurais do município mantenham produtividade e sustentem a qualidade de vida do agricultor, que hoje tem dignidade e reconhece a seriedade com que é feito o trabalho”, explicou Devens. O secretário de agricultura do município, o vice-prefeito Jones Cavaglieri, convergiu com as ideias do chefe do executivo e reiterou o bom cumprimento da missão municipal com o produtor rural, com direito a técnicos especializados e suporte com maquinário diversificado. Já o senador Renato Casagrande, se norteou na importância do encontro de cafeicultores: “Quem conhece bem a cafeicultura é quem tem vantagem competitiva no mercado. Por isso é importante a realização de um evento como esse, que atualiza o produtor”.

No final do “12º Dia do Campo” foi servido um almoço de confraternização para os produtores. O evento é resultado da parceria entre Secretaria de Agricultura, da Prefeitura de Aracruz, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Cafeicruz, sempre sucesso de público entre agricultores em cada edição anual.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Rodrigo Bernardo - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rodrigovincit@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: