Palestras e debates marcaram o Fórum Permanente da Gestão Indígena em Aracruz

Auditório lotado, palestras e muito debate marcaram a primeira edição do Fórum Permanente da Gestão da Terra Indígena que aconteceu hoje (19) no Teatro Municipal, promovido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer (Semuc) em parceria com a Associação Indígena Tupinikim/Guarani (AITG), Funai e o Conselho dos Caciques do município de Aracruz.
O evento teve como finalidade criar um espaço específico de discussão política, onde o movimento indígena pudesse definir o caminho a trilhar na luta pelo reconhecimento efetivo dos direitos dos povos indígenas. O tema abordado em forma de Seminário, no Fórum foi a “Identidade Cultural e sustentabilidade nas comunidades indígenas do Espírito Santo”.
O secretário de cultura, desporto e lazer, Prof. Dr. José Maria Coutinho achou o encontro altamente positivo. “Os índios já estão despertos e prontos para realizar as parcerias que os levarão ao desenvolvimento de sua economia, cultura e sociedade. Neste encontro, foi valorizado o espírito coletivo dos índios na reconstrução de suas culturas e suas vidas, além de serem discutidas as experiências de sustentabilidade nas aldeias. Os índios saíram do evento mais confiantes nas intenções da sociedade brasileira e na prefeitura que se esforça constantemente para levar melhorias a estas comunidades”, finalizou.
O Fórum ainda teve o apoio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), Seag/ES, Sedu/ES, Sejus/ES, Setur/ES, Incaper/ES, Sebrae, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Programa Luz para Todos, Aracruz Celulose, Instituto Terra, Ufes e das secretarias municipais de Turismo, Desenvolvimento Social, Agricultura, Educação, Saúde e Ouvidoria.
Para o cacique Tekoá Porá, Toninho Guarani, o Fórum é o início de uma discussão que poderá trazer muitos benefícios para as aldeias. “Queremos que estes seminários possam se tornar instrumentos que irão nortear as nossas lutas e melhorias nas comunidades indígenas”. O professor de história, Magno do Nascimento, ressaltou a importância de um espaço para os índios apresentarem seus anseios. “Este Fórum é uma oportunidade que a comunidade indígena está tendo para falar sobre suas conquistas, mas também para mostrar as suas necessidades e trocar experiências”.
De acordo com o gerente de cultura da Semuc, Marcelo Ucelli, o Fórum foi excepcional. “O encontro superou todas as expectativas. O Fórum foi uma oportunidade de discutir a base filosófica, a natureza do poder político nas comunidades indígenas, a sustentabilidade, e a identidade e cultura dos povos indígenas”, disse.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 15ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta quarta-feira (2)
- Secretaria de Meio Ambiente participa da Oficina sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC)
- 26ª Expo: camarotes do Rodeio já estão disponíveis para aquisição
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: 11ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Jogos Escolares Brasileiros (JEBs): Aracruz é a cidade do Brasil com a maior quantidade de representantes no xadrez nos últimos 5 anos
- Futebol de Base: Aracruz dá o pontapé inicial no campeonato neste sábado (28)
- Aracruz é escolhida para sediar a 6ª edição TEIA Cultural, evento realizado pelo Ministério da Cultura
- “Um convite à transformação: cuidando do corpo e da mente” – Médico palestra a profissionais da educação
- Saúde promove ação sobre Hepatites Virais na Unidade Vila Rica neste sábado (28) com testagem e vacinação
- Feira Conexão Agro é aberta em Aracruz e reúne autoridades, empresas e produtores em ambiente de inovação